MUTIRÃO DE CATETERISMO

...Atendimentos prosseguem até a próxima terça-feira, 6...202 pessoas realizaram o procedimento em 2017...

Deste sábado, 3, até esta terça, 6, o Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem realiza um mutirão de cateterismo. No ano passado, foram atendidos 202 pacientes em oito ações. Para esta etapa, estão previstos cerca de 40 atendimentos e um segundo mutirão será realizado ainda em fevereiro.

“Estamos começando hoje e continuamos até terça-feira o primeiro Mutirão de Cateterismo do ano. Nossa pretensão é atender dez pacientes por dia, totalizando 40 pacientes, todos já triados. De 24 a 27 deste mês, realizaremos outro mutirão para atender mais 40 pacientes”, explicou a diretora do CCDI, Fátima de Jesus.

De acordo com a diretora, a ação, realizada mensalmente em regime de mutirão, oferece um exame considerado fundamental para detecção de cardiopatia. “É um exame feito para detectar e diagnosticar problemas cardíacos em pacientes encaminhados pra gente pelo especialista. É um procedimento importante para a cura do paciente, porque é a partir do cateterismo que o médico vai saber que ação adotar para buscar a cura”, ressaltou.

Os exames são realizados pelos médicos Luiz Carlos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima. O atendimento começa a partir das 7 horas e o término depende do estado do paciente. “Às vezes, ficamos até 22 horas, porque o paciente fica internado, faz o procedimento e fica em observação até que esteja tudo bem para poder receber a alta”, disse Fátima de Jesus.

Conforme o diretor do DPADI (Departamento de Políticas e Apoio ao Diagnóstico por Imagem), Tarcíso Meyra, a continuidade nos mutirões faz com que a unidade consiga zerar a demanda reprimida e realizar os exames praticamente sem filas de espera. “Isso é bom para o paciente não esperar pelo atendimento. É bom para a gestão, que, com planejamento, consegue prestar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade para a população”, reforçou.

 

Antes de serem atendidos, os pacientes passam por uma avaliação clínica, para verificar quem está apto no primeiro momento a realizar o exame. As pessoas que não apresentaram condições clínicas para realizar o procedimento médico são reagendadas para o próximo mutirão.

 

EXAME - O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, quando necessário, os casos de obstrução das artérias coronarianas, que são as que nutrem o músculo cardíaco.

 

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida.

 

ban gov am

 

sebra dir

 

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM