DESPERTAR qualificando para o empreendedorismo

Projeto Despertar prepara professores de instituições públicas e privadas

O projeto Despertar desenvolvido pelo Sebrae/RR está realizando uma capacitação para 30 professores de escolas públicas e privadas, que irão trabalhar a modelagem de negócios, com aproximadamente 400 alunos de 15 instituições de ensino. A capacitação teve início nesta terça-feira (10) e seguirá até sexta-feira (13), das 8h às 12h e 14h às 18h, no auditório Monte Roraima, prédio Airton Dias, rua Governador Aquilino da Mota Duarte, 1771, São Francisco.

A capacitação com carga horária de 32 horas, está sendo aplicada aos educadores locais valorizando o relacionamento que já existe entre aluno e professor. Com planejamento estratégico e explorando materiais didáticos mais densos e a modelagem de negócios Canvas. Esta ferramenta é uma forma lúdica de planejamento, simples e rápida, utilizando um quadro de modelo de negócios para o gerenciamento estratégico, permitindo esboçar modelos novos ou existentes, dando a ideia de que pode ser modificado a qualquer momento.

Os alunos serão capacitados com enfoque na modelagem de negócios por meio de oficinas que iniciarão no mês de maio. Esta é a 12ª edição do projeto que acontece desde 2008 buscando “despertar” o potencial empreendedor de estudantes do ensino médio, estabelecendo um projeto de vida bem planejado.

Com enfoque na formação dos alunos como indivíduos, que seguirão alçando voos, os professores serão os facilitadores das técnicas que auxiliam os estudantes a estabelecer metas e estruturar ações, que amenizem os riscos para alcança-las.

A gestora do Despertar, Elissandra Costa, explica que embora a intenção seja colocar o empreendedorismo como parte do cotidiano dos estudantes, está muito além de abrir ou gerenciar um negócio, são atitudes e comportamentos que garantam resultados positivos na vida pessoal e profissional. A intenção do projeto é fazer com que os alunos entendam que a mudança de atitudes pode trazer resultados positivos tanto no rendimento escolar quando na vida pessoal.

“A ideia é que aprendam desde cedo a importância do planejamento, ordenação de ideias e assumam o controle de seus objetivos e atitudes. Essa é uma forma de ajudarmos a construir indivíduos mais independentes e proativos. Quando chegarem na vida acadêmica, terão as dificuldades amenizadas ao trabalhar com gestão, metas e decisões estratégicas. É nosso objetivo auxiliar a prepará-los para a vida, como pessoas mais seguras, determinadas e responsáveis”, afirmou a Elissandra.

O curso é desenvolvido pelo Sebrae/RR por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que envolve diversos parceiros e a novidade este ano é o Instituto Federal de Roraima. Conforme a gestora do projeto, a parceria com o IFRR é uma conquista importante, uma vez que a instituição tem o olhar empreendedor como estratégia de ensino e alcança diversos municípios de Roraima.

 

ban gov am

 

sebra dir

 

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM