FAMÍLIAS SENDO RECADASTRADAS

Repórter: Fabio Cavalcante

A Defesa Civil Municipal está recadastrando famílias que vivem em áreas de risco propensas a alagações por conta das chuvas. Desde a última semana, os guardas civis já atenderam os bairros Cauamé e Caranã e nesta terça-feira, 15, foi a vez do Bairro Olímpico. Até o momento, são 138 famílias incluídas no sistema para serem retiradas em casos de emergência e levadas aos abrigos.

foto: Eduardo Andrade

O trabalho enquadra-se nas ações da Patrulha da Chuva da Prefeitura de Boa Vista e que consiste em um levantamento apurado do número de pessoas que vivem nas áreas de risco, para que a Defesa Civil tenha maior eficiência em seu plano de ações. Atualmente, há cerca de 50% a menos em relação ao ano passado por conta da retirada de moradores do Caetano Filho, o Beiral.

“Nós estamos indo aos locais para ver se as pessoas que antes estavam cadastradas ainda permanecem nos locais. Ainda existem alguns pontos críticos, mas estamos nos focando em doze, que são justamente em áreas próximas ao rio e a igarapés”, afirmou o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes.

A dona de casa Marilene do Amaral Rodrigues, 57 anos, mora há vinte anos no atual Jardim Olímpico e o lugar onde vive junto à família sempre alaga nos períodos de chuva. Ela foi uma das primeiras da área a ser recadastradas para ser atendida pela Defesa Civil. “Se chover e alagar muito, não temos para onde ir, pois nenhum parente nosso mora aqui na cidade. Então a gente conta com a Defesa Civil para nos ajudar”, disse.

foto: Eduardo Andrade
Marilene do Amaral: "Se chover, a gente conta com a Defesa Civil para nos ajudar"

Hoje a Defesa Civil Municipal dispõe de um forte aparato para atender a população, com cinco embarcações, carretas de transporte, motores e motopodas, que foram entregues em fevereiro deste ano pela Prefeitura de Boa Vista. Está previsto também a entrega de jet skis. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato através do 156 que a Central de Atendimentos aciona as equipes em prontidão.

ban zona 

ban gov am

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM