MUDANÇAS NAS LINHAS DE BOA VISTA

Por Gleide Rodrigues

Com o objetivo de otimizar o transporte público de Boa Vista e atender mais passageiros, a Prefeitura de Boa Vista vai reformular parte das linhas de ônibus já existentes e vai implantar pela primeira vez na capital as linhas circulares. As mudanças começam a valer a partir do dia 15 de julho.

Serão implantadas duas linhas circulares que vão atender 34 bairros de Boa Vista. As antigas linhas 310 – Ataíde Teive/ Centro, e 402 – Centenário/ Centro serão absorvidas pelas circulares 501- Paraviana 1/ Conjunto Cidadão 2, e 502 – Paraviana 2/ Conjunto Cidadão 1, respectivamente.

Os ônibus dessas linhas sairão do Paraviana, farão itinerários diferentes até se encontrarem no Conjunto Cidadão e retornarem ao Paraviana. Quatorze ônibus atenderão as duas linhas circulares.

Os veículos dessas linhas não terão paradas para descanso durante o horário de circulação do transporte coletivo, apenas para mudança de motorista, diminuindo o tempo de espera do passageiro.

As linhas circulares devem reduzir o tempo de trajeto em até 20 minutos dos bairros mais afastados até o Centro. Nas demais rotas modificadas, os passageiros não precisarão mais pegar dois ônibus para chegar ao destino. Dependendo da linha, a redução pode chegar até 40 minutos. Com isso, reduz-se também o tempo de espera, baldeação e a lotação nos veículos.

Além das duas novas linhas circulares, outras rotas foram reformuladas, acrescentando mais ruas ao itinerário já existente ou criando destinos específicos, como é o caso do Conjunto Pérola, que terá uma linha de ônibus com destino ao Pintolândia (direto) e outra com destino ao Centro. Antes, era preciso sair do Pérola, ir até o Centro, pegar outro ônibus para chegar ao Pintolândia.

As zonas Oeste e Leste terão acesso ao Hospital da Criança com apenas um ônibus, sem necessidade de baldeação. A implantação ocorrerá no período de férias escolares para facilitar a adaptação dos passageiros. Os novos itinerários estarão disponíveis nas paradas de ônibus para orientação dos usuários do transporte coletivo.

“Com essas mudanças a prefeitura espera não apenas melhorar as condições de tempo de deslocamento para os usuários, mas também atingir um número cada vez maior de pessoas atendidas por um sistema moderno, eficaz e confortável”, ressaltou Angélica Leite, presidente da Empresa Municipal Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).

O transporte público de Boa Vista conta atualmente com uma frota de 78 ônibus, que circulam das 5h à meia noite.  A média de passageiros em dias úteis é de 33 mil pessoas. As linhas 112 - Santa Luzia, 252 - Sen. Hélio Campos, 301 - Equatorial 1 e 2, 501- Conjunto Cidadão 2 (Circular) e 502 - Conjunto Cidadão 1 (Circular) vão trafegar apenas pelo terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro.

 

O objetivo é desafogar o terminal José Campanha Wanderley, também no Centro, e diminuir o tráfego e o congestionamento no Centro Cívico. O usuário do transporte público poderá fazer a ligação entre os dois terminais por meio da integração aberta com o Boa Vista Card.

Melhorias no transporte público de Boa Vista

 

A mudança das linhas com a implantação das circulares é parte do plano de melhoria viária de Boa Vista e foi planejada com base em estudos prévios de impacto no transporte público e população.

Para alterar as linhas de ônibus do transporte público coletivo, a Emhur levou em consideração aspectos como confiabilidade, tempo de deslocamento, acessibilidade, conforto e conveniência para os passageiros.

“Por outro lado, o conforto e a segurança dos usuários dependem de equipamentos públicos modernos e adequados às nossas demandas, assim, a prefeitura já instalou 529 novos abrigos simples e 50 climatizados de um total de 675 previstos para serem entregues”, ressaltou Angélica.  

Em fevereiro foi reinaugurado o terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro. O local recebe diariamente cerca de 10 mil pessoas que contam com um espaço climatizado e diversos serviços, garantindo conforto aos usuários e maior eficiência do transporte público.

Mudanças de Linhas

 

Antes

Agora

112 – Caçari/ Equatorial

112 - Santa Luzia/ Caçari 1 e 2

211 – Jóquei Clube

211 - Jóquei Clube/ Pérola

251 – Dr. Silvio Botelho

251 - Laura Moreira (IFRR)

301 – Silvio Botelho/ Bacabeira

301 - Equatorial 1 e 2/ Bacabeira

305 – Nova Cidade/ Centro

305 - Operário/ Copaíba

313 – Araceli

313 - São Bento

315 – Pérola/ Centro

315 - Pérola/ Jóquei Clube

310 – Ataíde Teive/ Centro

501- Paraviana 1/ Conjunto Cidadão 2 (Circular)

402 – Centenário/ Centro

502 – Paraviana 2/ Conjunto Cidadão 1(Circular)

Linhas que permanecem

 

104 – Bairro União

206 – Caranã (UFRR)

215 – Nova Cidade

252 – Bairro dos Estados/ Hélio Campos

308 – Cauamé/ Centro

314 – Cidade Satélite/ Centro

401 - Cruviana

208 – Monte Cristo

 

 

ban gov am

 

sebra dir

 

 

agnorte logo02

© 2015 Agência Norte Online. All Rights Reserved. Designed By HM