MINISTRO OTIMIZANDO GOVERNANÇA COM PALESTRA

Denarium recebe ministro do TCU Augusto Nardes, que esteve em Roraima para dar palestra sobre governança

Por BRUNA ALVES

O Ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Augusto Nardes, esteve em Roraima para proferir uma palestra sobre governança, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11, na sede do TCU (Tribunal de Contas da União) em Roraima. O chefe do executivo, Antonio Denarium, acompanhou o evento ao lado do vice-governador Frutuoso Lins.

Com o tema “Governança Pública para transformar o Brasil”, a palestra busca ensinar mecanismos como planejamento e controle de gastos para mapear onde estão os principais problemas do Estado, mas pensando no futuro, não somente para resolver situações emergenciais.

“Temos que otimizar os recursos públicos com transparência, credibilidade, e acima de tudo cuidar do dinheiro público. Precisamos de colaboração do Legislativo e Judiciário, além dos órgãos de controle como o TCU e Controladoria Geral, que serão nossos parceiros para fazer uma boa governança no Estado”, pontuou o governador Antonio Denarium.

Com histórico de implementação desse tema no TCU, o ministro Nardes ressaltou que a governança pode ajudar na busca pela eficiência. “Ao usar esses instrumentos, é possível ter planejamentos de médio a logo prazos. É importante que cada Secretaria implemente a governança”, frisou.

Para ele, é preciso mudar a forma de governar e ter coragem de mudar. “As dificuldades são imensas para fazer as coisas acontecerem, mas é necessário porque a governança é para servir a sociedade”, disse.

GOVERNANÇA

Segundo a metodologia do ministro Augusto Nardes, entre  os desafios para o desenvolvimento do Estado estão a responsabilidade fiscal, estabilidade, monetária, educação, pesquisa e inovação, infraestrutura, inclusão social e regional, e a racionalização do gasto público.

Para se fazer uma boa governança, o ministro reiterou que é necessário ter produtividade, desenvolvimento e melhores políticas para a saúde, educação, segurança e acessibilidade urbana.

...

Fotos: Ederson Brito

 


Imprimir   Email