Twitter

Aos DAMORIDAS/RR… Só pra saber - o eleitor de Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus já sabem se os senadores votam pela impeachment de Alexandre de Moraes? RR q é tão Bolsonaro aceita o silêncio ou a falta de coragem pra expurgar este câncer do STF?
Aos Damoridas/RR… Seria cômico se não fosse muita cara-de-pau, quando Gove cassado é maior cabo eleitoral de sua pupila, q envergonha Cararacai onde nem lá ganha, e aí, piora quando a deputada diz q defenderá as mulheres rurais de BV, mas, nunca defendeu as mães q perderam seus bebês na Maternidade de Lona de seu governador!!
Aos DAMORIDAS/RR… Saúde de Roraima é boa só pra dar dinheiro ao primeiro escalão do Governo Denarium. Para servir ao povo nada, como acontece com uma senhora, q tem problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota
Aos Jaraquis - AM…Em Tefé, os candidatos à prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (prefeito) e Gilmar William Gomes Veloso (vice) são multados em R$ 25 mil cad, por propaganda antecipada.
Aos Jaraquis…AM - Baseado em provas físicas (fotos e vídeos) apresentadas pelo MP, Justiça proibiu doação de bebidas alcoólicas dos candidatos à Prefeitura de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo e Antônio Magalhães Tavares Neto, da coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada vez Melhor”. Ai não vale, né!!
AOS JARAQUIS - AM...Prefeitura de Manaus inaugura, nesta quarta, 18, às 9h, a Creche Municipal José de Oliveira Fernandes, localizada na rua das Águas, quadra 8, Residencial Viver Melhor I, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte da cidade.
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
12 DE NOVEMBRO, AGORA, É 'DIA E A SEMANA ESTADUAL DO HIP HOP'
REDACÃO AgN
Em 9 de dezembro de 2023
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

Os deputados entenderam, e ouviram o batidão cultural, que vem das ruas, e seguindo o que veio da periferia do Bronx, em Nova York, nos Estado Unidos, que durante a década de 70 lançou uma cultura que foi além de seus muros, o Hip Hop chegou no País, e ao amazonense, que absorveu este movimentos da cultura negra americana onde se combina rap, break dance e arte grafite.

Assim, para homenagear e ajudar a difundir mais esta cultura como forma de integração e reintegração social, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) aprovou a Lei nº 6.592/2023, que decreta 12 de novembro como o “Dia e a Semana Estadual do Hip Hop”.

Originalmente como Projeto de Lei (PL) nº 596/2023 do deputado Adjuto Afonso, o decreto reconhece sua importância sociohistórica, seus estilos musicais de origem afrodescendentes, suas diversas modalidades artísticas e considera o Hip Hop como ferramenta de integração e reintegração social.

Em alusão ao Dia Mundial do Hip Hop, a lei permite a realização de palestras, debates sobre políticas públicas, oficinas, campeonatos artísticos e educativos, festivais, manifestações culturais e divulgação de trabalhos realizados nas diversas modalidades artísticas do movimento.

Outro destaque é a revogação da Lei nº 4.142/2015, que previa o “Dia e a Semana Estadual do Hip-Hop Galera Nota 10”. O novo decreto é comemorado por diversas partes da sociedade amazonense, inclusive pela Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM).

Segundo Maykon Andrade, representante do Nativos Crew, a Lei é resultado da inquietação social coletiva, uma vez que o Amazonas ainda não possuía um mecanismo consolidado para celebrar o movimento cultural

O Hip Hop comemora, mundialmente, 50 anos e 40 anos a nível nacional. Não tínhamos uma lei que resguardasse e garantisse nossos direitos. Então, surgiu a proposta [de Lei], a partir do coletivo Nativos Crew e através do deputado Adjuto Afonso, que prontamente abraçou a causa”, destaca.

Ainda segundo Maykon Andrade, “a cultura do Hip Hop é muito importante para a história do Amazonas, pois está presente em várias periferias, comunidades e bairros. Lá existe a cultura Hip Hop”.

Em pleno anos 70

Em meio ao Regime Militar, o movimento chegou ao Brasil na década de 80, inicialmente em São Paulo e se consolidou como uma forma de expressão artística, cultural e política da juventude periférica. Alguns dos nomes fundamentais da época são Nelson Triunfo, Thaíde e DJ Hum.

40 anos

Na cidade de Manaus são mais de 40 anos de cultura de rap, graffiti, breaking/street dance, DJs e MCs, valorizando a autoestima da população preta e marginalizada, protagonizando temas de pesquisas acadêmicas e se transformando em um caminho alternativo à violência e à falta de informação.

Adriano Art96, Maico MDM, Ulisses, Miguel Maia, DJ Carapanã, DJ Tubarãoe Mano FK figuram entre os pioneiros, mas nomes da nova geração já são destaque na música regional e nacional. Entre eles, Jander Manauara, Kurt Sutil, Lua Negra e as irmãs Lary Go & Strela. Já no Breaking temos nomes como Pufh, Rex, Tchantcho, Vivi, Drika e Josy.

 

 


Up Comunicação Inteligente


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe