O Projeto de Lei nº 014/2023 reconhece a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial; e o Projeto de Lei nº 144/2023, que impõe que cerca de 3% dos ingressos serão reservados para ex-atletas profissionais, em competições esportivas, seguem para sanção do prefeito de Manaus.
São dois projetos que atendem, um, diretamente para quem sofre de deficiência auditiva, onde temos no País uma população com deficiência auditiva é superior a 10 milhões de pessoas. Cerca de 14% dos brasileiros com problemas auditivos afirmam não se sentirem à vontade para poder falar com a família.
O outro PL visa ajudar os ex-atletas a terem acesso com desconto em estádios, ginásios, locais de jogos e competições de qualquer modalidade esportiva.
Ambos os projeto acima tem autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André.
“A causa precisa ser reparada. Esse projeto permitirá incluir as pessoas com perda auditiva unilateral em diversas esferas da sociedade, como por exemplo concursos públicos e contratação de empresas”, comentou Caio André.
Esporte
Os ex-atletas deverão registrar interesse em comparecer ao evento por escrito em até 48 horas antes da realização do evento.
O texto complementa que a disponibilidade de assentos disponíveis após o início do evento esportivo assegura, ainda, o ingresso gratuito aos ex-atletas, sem mesmo requerer a prévia manifestação de comparecimento.