Twitter

Aos DAMORIDAS/RR… Saúde de Roraima é boa só pra dar dinheiro ao primeiro escalão do Governo Denarium. Para servir ao povo nada, como acontece com uma senhora, q tem problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota
Aos Jaraquis - AM…Em Tefé, os candidatos à prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (prefeito) e Gilmar William Gomes Veloso (vice) são multados em R$ 25 mil cad, por propaganda antecipada.
Aos Jaraquis…AM - Baseado em provas físicas (fotos e vídeos) apresentadas pelo MP, Justiça proibiu doação de bebidas alcoólicas dos candidatos à Prefeitura de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo e Antônio Magalhães Tavares Neto, da coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada vez Melhor”. Ai não vale, né!!
AOS JARAQUIS - AM...Prefeitura de Manaus inaugura, nesta quarta, 18, às 9h, a Creche Municipal José de Oliveira Fernandes, localizada na rua das Águas, quadra 8, Residencial Viver Melhor I, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte da cidade.
AgN 7ª ARTE...Cinema e é hora de diversão, “Transformers: O Início" está chegando! Do mesmo diretor de Toy Story 4, a animação apresenta a origem dos icônicos personagens Optimus Prime e Megatron em seu planeta natal. Dia 26 na salas Cinemark!
AgN DAMORIDAS - RR ...Coordenadoria da Infância e Juventude reforça ações de valorização da vida...Como forma de ressaltar a importância da vida, o Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR) está intensificando as ações de conscientização e combate ao suicídio neste mês de setembro.  
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
MINISTROS RFORÇANDO AÇÃO INDÍGENA NA 'CASA DO GOVERNO EM RR'
REDACÃO AgN
Em 29 de fevereiro de 2024
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

A crise humanitária que rodeia o povo Yanomami não é de hoje que os indígenas sofrem com a fome e doenças, e diante de um quadro apático que se agrava, apesar de toda ação governamental na Capital, por parte da Prefeitura de Boa Vista, e até mesmo algumas ações do Governo do Estado, ainda assim, a presença mais ativa, inclusiva do Governo Federal é necessária, o que se faz agora com o decreto de criação da Casa de Governo no Estado de Roraima, que foi assinado pelo presidente Lula da Silva.

Com isto, uma comitiva de ministros e autoridades governamentais desembarcou na Capital, nesta quinta, 29.

Com objetivo de unir ações ministeriais – Educação, Saúde, Povos Originários e Direitos Humanos, além de órgãos envolvidos com o problema como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Casa de Governo é vinculada à Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, e servirá como um canal direto de diálogo com lideranças ianomâmis.

A Casa Civil afirma que este programa é para “assegurar a retomada do modo de vida indígena e o combate a ações ilícitas, como desmatamento e mineração ilegal”.

Outra atribuição da estrutura unificada é coordenar e monitorar a execução do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami, em vigor desde o início do ano passado.

Crise

A crise humanitária na TI Yanomami foi só ganhou mais visibilidade, quando Estado e Prefeiturs se mostraram isoladas em açoes que não iam ao encontro dos indígenas, que morriam.

Era prciso uma ação imediata, emergencial do governo, em levar alimentos e atendimento médico às comunidades indígenas, além de retirar invasores das terras protegidas, como garimpeiros, madeireiros e pescadores ilegais.

Apesar das ações da Polícia Federal e do Ibama para destruir as bases do garimpo no interior da floresta, o Ministério Público Federal alertou que “os esforços empreendidos pelos órgãos federais até o momento se mostraram ineficazes”, e exigiu um novo plano de atuação contra o garimpo ilegal na TI Yanomami.

O governo federal reservou R$ 1,2 bilhão do orçamento de 2024 para bancar o atendimento humanitário e as ações de desintrusão na terra indígena.

Parte dos recursos será usada, também, na construção do primeiro hospital indígena em Boa Vista — com atendimento especializado de média e alta complexidades — e na implantação e reforma de 22 unidades básicas de saúde (UBS). Ainda estão previstas a ampliação e modernização da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de capital roraimense e a construção de um centro de referência contra desnutrição na região de Surucucu, principal base de apoio no interior da TI Yanomami.

 

Com Assessoria


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe