A Prefeitura de Boa Vista, por meio do O Coral do Servidor com o Workshop “Canto com Excelência” fez uma sexta-feira, 5, realmente de excelência, que teve como ministro o renomado maestro Zacarias Fernandes, do Amazonas.
O evento ocorreu no auditório do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), localizado na Praça do Mirandinha, no bairro Caçari e contou com a participação de cantores, profissionais da área da voz e coralistas.
O workshop de canto busca proporcionar uma experiência intensiva e enriquecedora para cantores e coristas aprimorarem suas habilidades vocais, aprenderem novas técnicas e se conectarem com os outros participantes do evento.
O caminho para se tornar um cantor habilidoso pode incluir desafios, como superar o medo do palco, melhorar a técnica vocal e encontrar a própria voz artística.
A chave é a persistência, o aprendizado contínuo e a paixão pela música.
Elementos do canto coral
Aos 63 anos de idade, destes, 46 só de carreira, o maestro Zacarias Fernandes, volta a Roraima com bagagem suficiente para abordar temas como os elementos fundamentais do canto coral, a prática vocal, postura expressiva, respiração racional, articulação, sonoridade uniforme e dinâmica, entre outros atributos que envolvem o caráter do “canto com excelência”, que na visão do ministrante, representa o canto consciente, com desempenho de qualidade e eficiência.
“Todo mundo canta, mas têm aquelas pessoas que estudam um pouco mais naquela área para otimizar e potencializar aquilo que elas já fazem. Por isso, eu digo que todos nós estamos em constante evolução. A minha proposta nessa oficina é desenvolver os fundamentos que podem fazer com que todos cantem e tenha uma performance melhor a cada apresentação”, destacou.
Segundo a coordenadora do Coral do Servidor, Jéssica Magalhães, as técnicas vocais apresentadas pelo maestro ajudarão na preparação dos coralistas para o novo repertório.
“O projeto existe há sete anos na prefeitura. Atualmente, conta com mais de 50 integrantes. A maioria das músicas que cantamos são de arranjos do maestro Zacarias, uma delas é ”Piracema”. Que honra aprender com um dos maestros mais renomados da região Norte. Uma inspiração para nós”, disse.
Melodias de esperança
Independentemente do nível de habilidade ou ambição, cantar é uma fonte rica de alegria, expressão e conexão.
O canto oferece benefícios físicos, emocionais e sociais que podem melhorar significativamente a qualidade de vida. Para Jô Matias, 73, integrante do Coral do Servidor, momentos como esse ajudam a desenvolver habilidades de escuta, colaboração, além de compartilhar a alegria de cantar juntos.
“A música transformou a minha vida. Desde que entrei no Coral do Servidor não faltei um Natal da Paz, nem nas apresentações e continuo firme e forte aprendendo com todos. Participar de um workshop com um maestro que já conhecemos o trabalho é maravilhoso!”, ressaltou.
_
Semcom PMBV
Por Wandilson Prata