Twitter

AgN DAMORIDAS - RR… De fato nosso estado é para sofrer quando se tem um nível de políticos da claque de Mecia$, que se arvora crítico de seus colegas deputados federais, pq cinco pelo menos declaram q são pela CASSAÇÃO de Denarium. E dois deputados mostram força e caráter - Albuquerque é jovem Gabriel Mota, q são Republicanos, partido de Mecia$. E aí senador?!?
AOS DAMORIDAS - RRR... Prefeitura de Boa Vista convida para o “Dia D” de Combate à Dengue que ocorrerá nesta terça-feira, 19, no bairro Senador Hélio Campos, no horário das 8h às 14h. A ação faz parte da estratégia da Vigilância em Saúde que atua nos bairros que deram alto e médio risco para transmissão de dengue, segundo o 4º LIRAa de 2024. O mutirão contará com 80 agentes de Combate às Endemias (ACEs).
AgN - BOMBA e o q cirula nas redes sociais são imagens, toscas, sim, e ainda muito s/ foco, mas, cheia de suspeições sobre a morte do homem bomba na Praça dos Três Poderes, em frente o STTF, em Brasília, quando este homem teria se explodido, mas, cresce na internet em se dizer, que ele foi abatido por um tiro.
AgN VERGONHA PETISTA ... O PT tem toda uma história, que este Governo poderia trabalhar para q Ñ se construísse mais escândalos, mas...O PT tem errado, e pecado por atos vexatórios, como mais este de Janja, no G20, q expõe Ñ só a vergonha, q a primeira-dama faz passar todo Brasil, numa postura reles, sem respeito ao povo q representa, usando de palavrões, termos q Ñ condiz com seu papel de mulher pública, e do cargo q vive. Poh! Lula, q manda afinal?!
AgN VERGONHA... A primeira-dama, esposa de Lula da Silva, Janja acabou criando uma situação vexatória para o Brasil, quando em evento do G20, ela usou de palavrão em inglês direiocionado ao dono do X, Elon Musk, e isto tem reverberado pelas redes sociais. Janja, sim, agrada a seu público, mas, peca contra todo o povo brasileiro. Não é papel e nem postura de primeira-dama do País.
AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
NOVA MESA DIRETORA DA CLDF COM SÓ DUAS NOVIDADES
Redação AgN
Em 9 de agosto de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Mal retornou os trabalhos, mas os deputados distritais tinham em planejamento a votação que elegeu a nova Mesa Diretora do legislativo do DF, onde nesta quarta-feira (7), o plenário da Câmara Legislativa aprovou para o 2º biênio da legislatura 2023-2026 – que reconduziu os ocupantes do 1º biênio.

A novidade foi a eleição da segunda vice-presidente e do quarto secretário, cargos recém-criados.

O presidente Wellington Luiz (MDB) e o vice-presidente Ricardo Vale (PT) seguem à frente do órgão colegiado, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa.

Todos os cargos foram aprovados por unanimidade pelos 23 deputados presentes. Único distrital que não compareceu, João Cardoso (Avante) está de licença por motivo de viagem oficial.

Tradicionalmente, a votação da Mesa ocorre em dezembro.

Porém, para antecipar o rito, os parlamentares aprovaram a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do DF nº 14 de 2024 e o Projeto de Resolução nº 43 de 2024, que altera o Regimento Interno da CLDF. Ambas as normas receberam parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

No caso da lei máxima do DF, retirou-se do texto o momento da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio, o que deixa a matéria ser tratada apenas no Regimento Interno. Quanto ao Regimento, por sua vez, o novo texto prevê que a eleição pode ser realizada em data anterior ao período mencionado, mediante acordo dos líderes.

 

O mandato da Mesa Diretora é de dois anos, permitida uma única recondução subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte. A nova composição será empossada em solenidade no dia seis de janeiro de 2025.

Composição da Mesa Diretora para 2025 e 2026

Presidente: Wellington Luiz (MDB)
Vice-presidente: Ricardo Vale (PT)
Segunda vice-presidente: Paula Belmonte (Cidadania)
Primeiro-secretário: Pastor Daniel de Castro (PP) | Suplente: Pepa (PP)
Segundo-secretário: Roosevelt Vilela (PL) | Suplente: Doutora Jane (MDB)
Terceiro-secretário: Martins Machado (Republicanos) | Suplente: Eduardo Pedrosa (União Brasil)
Quarto-secretário: Robério Negreiros (PSD) | Suplente: Jorge Viana (PSD)
Corregedor: Joaquim Roriz Neto (PL)
Ouvidor: Jorge Vianna (PSD)

Conheça o perfil dos membros da Mesa

Presidente: Wellington Luiz (MDB)
Wellington Luiz nasceu em Brasília. Foi eleito com 16.933 votos e retorna à Câmara Legislativa para atuar na nona legislatura após ter ocupado uma das cadeiras da CLDF entre os anos de 2011 e 2018. Atuou como agente na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e por quase 12 anos esteve à frente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol).

Vice-presidente: Ricardo Vale (PT)
Eleito deputado distrital pela primeira vez em 2014, Ricardo Vale é desenhista técnico, além de graduado em Administração e Marketing. Morador de Sobradinho, milita pelas causas sociais, com atuação nos movimentos estudantis, culturais, esportivos e em defesa dos direitos humanos.

Segunda vice-presidente: Paula Belmonte (Cidadania)
Deputada federal eleita em 2018 pelo PPS, ingressou como distrital em 2023. Tem como principais bandeiras a defesa da primeira infância (crianças de zero a seis anos), dos jovens, da educação e do incentivo ao empreendedorismo. Formada em Administração, é empresária e preside a Comissão de Fiscalização, Governaça, Transparência e Controle.

 

Primeiro-secretário: Pastor Daniel de Castro (PP)
Natural de Itapipoca (CE), o distrital é professor, cientista político, advogado e ex-administrador de Vicente Pires. Ficou como suplente em duas eleições para deputado distrital: 2014, pelo PMDB, e 2018, pelo PSC. Além de pautas de saúde, segurança e infraestrutura, posiciona-se contra a legalização das drogas e do aborto, entre outros temas.

Suplente do primeiro-secretário: Pepa (PP)
Pedro Paulo de Oliveira, mais conhecido como Pepa, é natural de Várzea do Poço (BA) e mudou-se para o DF aos 18 anos, estabelecendo-se em Planaltina. Atua em causas sociais e defende a educação, a cultura, o esporte e o empoderamento feminino. Eleito deputado distrital em 2022, concentra esforços no desenvolvimento da região norte do Distrito Federal e preside a Comissão de Produção Rural e Abastecimento.

Segundo-secretário: Roosevelt Vilela (PL) 
Subtenente veterano do Corpo de Bombeiros Militar, mora em Brasília desde 1981. É bacharel em Direito e mestre em Administração Pública. Foi administrador regional, de forma simultânea, de três regiões administrativas: Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way, e está em sua segunda legislatura. Como bombeiro, participou de centenas de operações de salvamento e reesgate.

Suplente do segundo-secretário: Doutora Jane (MDB)
Doutora Jane é natural de Brasília. Delegada da Polícia Civil, foi atleta de vôlei, enfermeira, professora de geografia na rede pública e diretora do Sindicato dos Professores. Exerceu diversos cargos, como secretária de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; administradora de Sobradinho; e chefe da Controladoria Jurídica da Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Em sua primeira legislatura, atuou ano passado como Procuradora Especial da Mulher da CLDF.

Terceiro-secretário: Martins Machado (Republicanos)
Evangélico, radialista e mediador social, durante anos atuou com trabalhos sociais em áreas diversas. Foi o deputado distrital mais votado da eleição de 2018. Conduz a Frente Parlamentar do Esporte e dos Idosos e também se dedica a pautas sociais, de habitação e educação. Com recursos que destinou à educação foram reformadas quadras esportivas, banheiros, playgrounds, laboratórios e cozinhas de escolas.

Suplente do terceiro-secretário: Eduardo Pedrosa (União Brasil)
Dedicado às causas sociais, Pedrosa é autor da Lei Mães Atípicas: a norma estabelece o programa “Cuidando de quem cuida”, que oferece orientação psicossocial e apoio às mães de crianças com necessidades específicas. Na área educacional, destinou emendas para todas as escolas públicas do DF. Na saúde, trabalhou por um novo espaço para a Policlínica do Gama.

Quarto-secretário: Robério Negreiros (PSD)
Natural de Brasília, é bacharel em Direito, com MBA em Gestão Pública. Atualmente está em seu 4º mandato como deputado distrital. Sua atuação legislativa defende os jovens, a geração de emprego e renda, as mulheres e as pessoas com deficiência. Antes de se tornar parlamentar, atuou como diretor produtivo de empresa privada, entre outros cargos.

Ouvidor e suplente do quarto-secretário: Jorge Viana (PSD)
Nascido em Bacabal (MA), mudou-se com os seus pais para Brasília quando tinha 2 anos. Morou em Taguatinga e Ceilândia antes de fixar-se em Samambaia. Após ter ingressado na Secretaria de Estado de Saúde como técnico em enfermagem, assumiu a frente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate-DF). Em 2018, foi eleito para o primeiro mandato como distrital.

Corregedor: Joaquim Roriz Neto (PL)
Neto do ex-governador Joaquim Roriz, compartilha as bandeiras históricas do avô. Trabalha pela redução das desigualdades, construção de uma política habitacional eficaz e geração de emprego e renda. É o parlamentar mais jovem da 9ª legislatura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), eleito com 21.057 votos. Formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Nova York (EUA).

 

 

 

Daniela Reis – Agência CLDF

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe