Twitter

AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
AgN PIX E FEDERAL RECEITA… Não é o Governo q me assusta na tal proposta do pix ser monitorado, q é mais um monitoramento, q mais assombra é isto ter aval e silêncio do Congresso!
AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
IMG_5856
play
play
IMG_5635
Créfito/imagens:
ROTA AMAZÔNICA - TEBET SE REÚNE COM BANCADA DO NORTE
Redação AgN
Em 14 de agosto de 2024
play
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

A ministra do Planejamento Simone Tebet esteve reunida, de portas fechadas, sem presença da imprensa, para debater sobre a viabilização da Rota Amazônica. Pela bancada amazonense esteve presente o cooordenador,  deputado federal Sidney Leite.

Segundo o coordenador da Bancada do Norte, que ao lado demais deputados federais do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins, a reunião desta terça, 13, deu o primeiro start sobre as Rotas de Integração Sul-Americana.

As rotas vão incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul, além de reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, com os países vizinhos e a Ásia, que representam 200 milhões de consumidores.

A primeira rota viabilizada deve ser a do Solimões-Peru, também conhecida como Rota Amazônica, via porto de Chancay. Atualmente é usado o canal do Panamá, com essa nova rota não será mais necessário e vai facilitar a chegada a mercados como Peru, Equador, Bolívia, Chile e Argentina.

O recurso para dragagem no trecho do Solimões, tanto em São Paulo de Olivença até Benjamim Constant, como no trecho Coari-Codajás, já está disponibilizado e garantido para fazer o serviço nos próximos cinco anos.

Sidney diz que com essa primeira rota, a expectativa é de uma atividade econômica pujante no setor de navegação, com desdobramentos, não só com escoamento de grãos de grande parte do Centro-Oeste e do Norte brasileiro para o eixo asiático, mas também de melhorar esse mercado em potencial que pode atender, inclusive, a Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Nós temos essa preocupação de aproveitar não só essa rota e melhorar a atividade, tanto do polo naval, quanto do serviço no estado do Amazonas, mas também de abrir mercados para o polo industrial da Zona Franca de Manaus e fortalecer o comércio do Estado do Amazonas”, declarou o deputado Sidney Leite, que faz um balanço da reunião.

“Eu considero uma reunião extremamente produtiva para que a gente possa também, enquanto Congresso, dá a nossa contribuição. Nós parlamentares da Bancada do Norte somos os maiores interessados nesse sentido para que a gente possa aumentar os ganhos para nossa economia, gerando emprego, renda, desenvolvimento econômico e oportunidade para nossa gente”, avaliou o parlamentar.

*Potencialidades da Rota*

A Rota Amazônica tem o potencial de exportar Produtos da bioeconomia, máquinas, equipamentos e bens de consumo de Manaus para Peru, Equador e Colômbia, Ásia e América Central. Além disso será possível a importação de têxteis, peixes e banana.

*Reunião na Receita*

Nesta quarta-feira, 14, o coordenador da Bancada, deputados e senadores vão se reunir com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para tratar sobre o alfandegamento do porto de Tabatinga e entreposto da Receita Federal em fronteira com o Peru.

 

 

Ascom dep S L

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe