Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
DAVID FAZ ALERTA - MACAS DO SAMU RETIDAS NOS HOSPITAIS
Em 16 de setembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

…Por falta de leitos, macas do Samu estão sendo retidas nos hospitais do Estado, alerta prefeito David Almeida…

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), divulgou, na manhã deste domingo, a situação alarmante onde macas utilizadas pelos socorristas do Samu estão sendo retidas nos hospitais de responsabilidade do Governo do Estado por falta de leitos. Com o número de macas retidas, a atuação das equipes de socorristas está ficando limitada, comprometendo o tempo de resposta à população.

Somente neste domingo, 15/9, são seis macas retidas entre os hospitais e prontos-socorros (HPS) Platão Araújo (1) e Dr. João Lúcio Pereira Machado (5), ambos na zona Leste da cidade.

A situação caótica nos hospitais do Estado, com superlotação e falta de leitos, tem prejudicado o atendimento de excelência do Samu à população de Manaus. Nossos equipamentos de macas e pranchas estão ficando nos hospitais e as unidades do Samu, que deveriam estar para o atendimento rápido e eficiente aos chamados, estão limitadas. Isso é muito grave”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida.

 

Das seis, quatro são de Ambulâncias de Suporte Básico (USB) e as outras duas são Ambulâncias de Suporte Avançado (USA), veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar, que necessitam de cuidados médicos intensivos. Além das macas, três pranchas, destinadas à remoção de pacientes politraumatizados, estão retidas no HPS João Lúcio.

Hoje, são cinco USAs na cidade, sendo duas paradas, porque as macas estão presas nos hospitais do Estado. Se tiver um acidente de múltiplas vítimas, o atendimento está prejudicado, por dois motivos: número de ambulâncias reduzido para atendimento e, se levar os pacientes para uma unidade hospitalar, com certeza serão mais macas retidas”, afirmou a diretora em exercício de Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária, Claudia Teixeira.

A diretora explicou que cada maca tem um número de referência atrelado a uma ambulância, não sendo possível a troca de equipamentos entre as unidades móveis.

“Caso tenha uma ocorrência no bairro Compensa, hoje, por exemplo, teríamos de deslocar uma ambulância do Alvorada ou do Aleixo, uma unidade mais distante. Isso porque, na base Oeste, das quatro ambulâncias, só uma está operando, por conta dessa situação de maca retida”, mencionou.

A diretora em exercício ressaltou que o menor tempo-resposta é primordial para o Samu, para garantir sobrevida e sequelas ao paciente. Ela disse que, em média, o Samu tem de oito a dez macas retidas por dia.

Além da retenção de macas, o setor de Regulação do Samu informa que rotineiramente registra o pedido dos prontos-socorros para que não enviem pacientes por conta da superlotação, havendo dias em que o pedido é feito pelos três grandes prontos-socorros, deixando o serviço sem ter para onde remover as pessoas em situação de urgência.

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe