…Prefeitura anuncia ações integradas para interdição da praia da Ponta Negra para o banho diante da estiagem…
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) anunciou nesta terça-feira, 17, ações administrativas e de reforço de segurança para a interdição da praia do complexo turístico Ponta Negra, no anfiteatro do espaço, na zona Oeste.
Nesta segunda-feira (16), a cota do rio Negro está em 15,99 metros.
As ações se somam aos trabalhos para enfrentamento da vazante no município, que, pelo segundo consecutivo, atinge severamente a capital e as populações urbanas e ribeirinhas.
Na última quarta, o prefeito David Almeida assinou o Decreto de Emergência na capital amazonense, em razão da estiagem. O Decreto nº 5.983 está publicado no Diário Oficial do Município (DOM), e tem validade de 180 dias.
O monitoramento da praia e de suas condições de banho vem sendo realizado pela prefeitura mais intensamente nos últimos 15 dias, com solicitação de laudo e relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sobre as condições de balneabilidade, e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM).
Entre as medidas adotadas foram feitas análises, vistorias e medição da praia com os bombeiros. Placas de aviso serão instaladas na praia e o trecho de areia seguirá tendo seu uso livre para os frequentadores, para atividades esportivas e de entretenimento, assim como o funcionamento de todo o calçadão e demais estruturas do complexo.
Em 2013, a prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O TAC resultou na adoção de normas de uso da praia perene.
A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos e/ou relatórios comprovarem que a praia se encontra imprópria para o uso dos banhistas.
…
Avante Assessoria