*Atletas do ‘Jovens Embaixadores’ buscam terminar ano entre as 5 melhores academias de jiu-jitsu no ranking profissional*
Com apenas três anos de funcionamento, o projeto “Jovens Embaixadores” já alcançou feitos inéditos ao reunir mais de 150 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos, que tem suas vidas transformadas pelo esporte.
Com aulas gratuitas de jiu-jitsu e treino funcional para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, o projeto tem um objetivo ainda mais ousado, que é o de ficar entre as cinco melhores academias de jiu-jitsu de Manaus, dentro do ranking da Federação Amazonense Profissional (FAJJPRO).
Após lutar cinco campeonatos federados em 2024, a Jovens Embaixadores ocupa a sexta colocação no ranking e aguarda melhorar seu resultado na última disputa do ano, a Copa Cidade de Manaus, que acontecerá em dezembro.
“Estamos em 6º lugar no ranking geral da federação, que tem mais de 100 academias filiadas. Queremos terminar o ano entre as 5 melhores academias e nossos atletas estão motivados em buscar este título. Como professores, ficamos muito satisfeitos com os resultados até aqui. Acreditamos em passos curtos e firmes. E já pensando na próxima temporada, de 2025, nossa meta é ficar entre as 3 melhores academias”, falou Guilherme Torres, um dos fundadores da iniciativa e head coach do grupo.
A federação realiza algumas das mais importantes e disputadas competições da temporada de jiu-jitsu estadual, como a Taça Amazonas, o Campeonato Amazonense, BJJ Cup Pro, Copa Juventude & Amazonense No Gi e a Copa Cidade de Manaus.
O projeto
O projeto reúne diversos voluntários como fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física. Além disso, a iniciativa dispõe de cinco professores voluntários que são faixa preta em jiu-jitsu. Tudo para proporcionar uma formação completa, gratuita e saudável.
Fundado em 2021, o Jovens Embaixadores já graduou mais de 150 atletas que se sagraram campeões. Um dos exemplos é o amazonense Gabriel Castro, que, em junho, venceu o campeonato brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) com apenas 15 anos.
“Nós abrimos as portas, investimos em infraestrutura, reunimos profissionais de ponta, mas a decisão final depende apenas do atleta. Ele constrói uma meta e trabalha para realizá-la. No final, esse é o nosso objetivo, fazer desses jovens campeões mundiais e, por intermédio do esporte, mudar a realidade das suas famílias”, destacou Torres, que também é campeão mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).
Em novembro, o projeto deve inaugurar sua academia de musculação. O novo espaço será fundamental para elevar a performance dos alunos que visam competir oficialmente. Outro plano é abrir uma filial em Boston, nos Estados Unidos, sob direção de um professor multicampeão.
“Ficamos muito contentes em ver que o projeto está dando certo, transformando vidas e ganhando reconhecimento. Temos apoio de várias personalidades públicas ligadas ao esporte e outras têm nos procurado para mais informações. Vamos continuar investindo para formar novos campeões”, finaliza Torres.
Inscrição
As turmas são divididas em kids, juvenil, adulto e treino de competição, funcionando de 17h às 20h, todos os dias da semana. Aos sábados, os treinos funcionais acontecem de 9h às 11h. Atualmente, há vagas abertas para crianças de 9 a 12 anos.
A inscrição é gratuita e requer apenas o comparecimento dos responsáveis, identidade, comprovante de residência e boletim escolar. O Centro de Treinamento (CT) está localizado na rua Aderson de Menezes, nº 8, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.
Apoio e voluntariado
O “Jovens Embaixadores” promove também uma campanha permanente de arrecadação de recursos e doações de materiais como tatame, kits de quimono e alimentos. Já o apoio financeiro pode ser feito para a chave [email protected] (Instituto Desembargador Cândido Honório – Idesch, banco PagSeguro).
Para mais informações sobre voluntariado, envie uma mensagem para o WhatsApp, (92) 99396-7668.
..
ASSESSORIA