Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
O SILÊNCIO DA AUTORIDADES, DA IMPRENSA SOBRE URÂNIO PARA CHINA - 'PRECISA MELAR ESSA OPERAÇÃO'
Em 4 de dezembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

PLÍNIO DIZ QUE VAI VISITAR A MINA DE PITINGA VENDIDA AOS CHINESES PARA AVERIGUAR A SITUAÇÃO DAS MONTANHAS DE REJEITOS DE URÂNIO, NIÓBIO , TERRAS RARAS, ÍTRIO E OUTROS MINÉRIOS ESTRATÉGICOS, QUE PASSAM, AGORA, PARA O DOMÍNIO DA EMPRESA ESTATAL CHINESA, MAS, NÃO PODEM SER EXPLORADOS ALÉM DO ESTANHO, QUE JÁ É COMERCIALIZADO.

O SENADOR TAMBÉM DISSE QUE VAI CONTINUAR BUSCANDO INFORMAÇÕES JUNTO AO MPF, AGU,TCU E PGR PARA SE CERTIFICAR DA LEGALIDADE DA OPERAÇÃO DE VENDA DA MINA DE PITINGA:

SE A VENDA FOR LEGAL E TIVER CERTEZA QUE O URÂNIO NÃO SERÁ EXPLORADO SEM A AUTORIZAÇÃO DA UNIÃO

MAS, SE A CHINA FOR EXPORTAR O BLOCO DE REJEITOS PARA POSTERIOR SEPARAÇÃO DOS MINÉRIOS E DEVIDO PAGAMENTO DE TRIBUTOS, A VENDA TEM QUE SER “MELADA”.

O senador Plínio Valério tem batido incansavelmente neste tema da venda do urânio do Amazonas, e da Tribuna voltou a lamentar, nesta quarta, 4, que o Governo, autoridades, Ministério Público e Imprensa nacional não estejam dando importância à gravidade do que pode significar a entrega de uma riqueza mineral incalculável da Mina de Pitinga, em Presidente Figueiredo (AM) para o domínio de uma empresa estatal chinesa, que pode passar a explorar não só o estanho, mas, os estratégicos urânio e terras raras, minérios fundamentais para o futuro da indústria automobilística e armamentista.

Mais.

Aos chineses ganham a exploração da cassiterita para tirar o estanho, e aí, a China poderá exportar, sem pagar a tributação específica de cada mineral, montanhas de rejeitos acumulados ao longo de 40 anos, e que contém além do urânio que a China tem tecnologia para separar, nióbio, terras raras das baterias dos carros elétricos, xerotime, tântalo e outros 15 elementos ligados á cassiterita.

Plínio diz que é preciso “melar” essa operação de venda de Pitinga para os chineses para corrigir um erro que pode trazer muitos prejuízos para os amazonenses. Entretanto não acredita que isso aconteça porque nem mesmo o Ministério Público Federal (MPF) que sempre barra a exploração de qualquer riqueza no estado, parece agora se preocupar com o meio ambiente ou danos aos indígenas Waimiri Atroari que vivem na região. No discurso Plínio disse que irá visitar a Mina de Pitinga para constatar in loco o que tem por trás dessas montanhas de rejeito.

_ Porque acumulam esses rejeitos? Porque não havia tecnologia para separar; só separavam o estanho. E hoje existe tecnologia. Sabe quem domina essa tecnologia? Os chineses. Então, eles podem pegar essa rocha e tirar um por um daquilo que querem _ explicou Plínio na tribuna do Senado.

Se é difícil anular a venda da reserva de Pitinga, Plínio cobra que pelo menos se investigue sobre o envio dos rejeitos dos minérios não usados na exploração do estanho, para que a estatal chinesa pague os impostos de exportação devidos a cada um dos minérios contidos nas montanhas de rejeito mineral depositadas na mina. Plinio disse ter sido alertado pelo ex-gerente da mina de Pitinga na década de 90, Samuel Assayag Hanan, de que preciso definir os tributos, porque só o ítrio vale mais do que o urânio.

_ E a gente precisa saber como está essa exportação, para poder cobrar tributo também sobre terras-raras – sobre o urânio, sobre o nióbio, sobre o tântalo, sobre o ítrio -; mas não: só se fala no estanho .E essa riqueza toda está na Amazônia. O IBGE afirmou que, no Amazonas, hoje, 63% dos amazonenses vivem abaixo da linha de pobreza. E a gente tem uma mina que não gera royalties, gera um certo tributo; mas é só de um minério, quando, na realidade, há vários minérios _ cobrou Plínio.

Plínio disse que também continuará buscando informações junto ao MPF, se eles acompanharam essa venda.

Depois à AGU, ao TCU e ao ao Procurador Geral da União.

_ Para saber tudo o que a gente tem que saber. Essa venda foi feita na calada. Seguiu os trâmites legais ou não? Se seguiu, a gente pode ir para a área do tributo; se não seguiu, tem que melar essa venda _ concluiu.

 

ASCOM SEN P V

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe