Twitter

AgN - PARA MIM TUDO, para eles, nada...Enquanto Lula gasta mais de 1 milhão de reais com o cartão de crédito corporativo, o seu Governo toma decisão muito ruim em tirar a pensão vitalícia para crianças vítimas de zika vírus. Mais. Povo não aceita bem os gastos da Primeira Dama, e dessas muitas viagens internacionais de Lula e sua esposa, que esbanjam hotéis caríssimos, luxo em toda sua pompa, enquanto, povo é apertado em tudo!
AgN PEQUENA VITÓRIA...O q ocorreu nestes últimos dias é q o Governo Lula tem q entender, população continua nas redes sociais, por + ameaças q tenha do STF, em dirimir a liberdade na internet,+ temas espinhosos como o caso da possível tentativa de taxação e fiscalização do pix, acabou q se uniu população do Norte ao Sul em reprovação, e gerou recuo do Governo.
AgN - EFEITO NIKOLAS...Sim, o jovem deputado federal por Minas Gerais, é o maior campeão de acessos nas redes sociais, onde vídeo seu - sobre o que viria com a fiscalização bancária e taxação do pix, e hoje já passam dos mais de 200 milhões de acessos neste material de Nikolas Ferreira, um fenômeno na interenet e tem sido um fiscalizador 'duro' do Governo Lula...Ou seria um enorme calo? rsrsrs
AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
IMG_5856
play
play
IMG_5635
Créfito/imagens:: Foto: Eduardo Andrade / Nonato Sousa / Davi Eugene / Charles Wellington
PARLAMENTO COM LEIS AOS ANIVERSARIANTES - IRACEMA E CAROEBE
REDACÃO AgN
Em 4 de novembro de 2023
play
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

O Sul do Estado em festa a começar racema, que neste sábado (4) celebra o seu 29º aniversário de Iracema, bem como Caroebe.

Criados por meio das Leis Estaduais 82 e 83, de 4 de novembro de 1994,estes municípios tem recebido da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) o suporte legal e logístico para o desenvolvimento social e econômico municipal.

Quando da criação destes municípios, bem como dos demais, a ALE-RR em 1994, foram autorizados realizar os plebiscitos para que as populações envolvidas decidissem pela criação dos respectivos municípios.

Nestes 29 anos, a Casa Legislativa tem aprovado proposições para o crescimento da região, com destaque para a criação de polo agroindustrial de bananal em Caroebe (Lei nº 436/2004), constituição de comissão especial para análise da revisão dos limites territoriais de Caroebe (Resolução nº 16/2007) e diversos decretos que declaram a utilidade pública de instituições pertencentes aos dois municípios.

Refletindo e destacando os avanços de Roraima, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio congratulou a população roraimense pelos aniversários municipais.

“Parabenizo os municípios de Iracema e Caroebe pelos 29 anos de criação, pois são cidades que nos orgulham pelas pessoas que moram e trabalham lá. E a Assembleia se faz presente nesses municípios por meio do CCjuv [Centro de Convivência da Juventude], bem como por meio de outras atividades, discussões relevantes e programas da Casa Legislativa. Assim, estamos sempre buscando o desenvolvimento dos municípios, principalmente na vertente econômica, objetivando o crescimento da produção agropecuária e do turismo”, ressaltou Sampaio.

Além dessas contribuições legais e culturais, o Parlamento estadual presta serviços de assistência às cidades do interior do Estado, por meio das atividades do Centro de Apoio aos Municípios (CAM/ALE-RR). Presidido pela deputada Aurelina Medeiros (PP), o centro contribuiu para o desenvolvimento municipal ao proporcionar assistência técnica aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tanto para qualificação profissional de servidores públicos quanto na confecção de documentos primordiais aos munícipes.

“O CAM contribui para a realização de audiências públicas e na entrega do plano diretor, de saneamento básico e de resíduos sólidos aos dois municípios. Esses documentos são essenciais para o crescimento municipal, pois norteiam políticas públicas das prefeituras, e trazem ainda mais qualidade de vida para a população desses municípios”, informou Alessandra Rios, diretora do centro.

Entretanto, a assessoria técnica da ALE-RR também é destinada às associações, iniciando uma nova fase do CAM na assistência aos municípios.

“Atualmente, estamos trabalhando com as associações desses municípios, sobretudo na questão de capacitação e regularização dessas entidades. Dessa forma, contribuímos na promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e filantropia dessas localidades”, ressaltou Rios.

Iracema

Desmembrado dos municípios de Caracaraí e Mucajaí, Iracema possui esse nome em homenagem à esposa do primeiro morador da localidade, Militão Pereira da Costa. A cidade fica 91,2 km de Boa Vista e, segundo o Censo do IBGE de 2022, a população é de 10.023 pessoas

Cercada por floresta nativa e pouco explorada, o turismo é uma das opções para potencializar a localidade, principalmente pelas praias do Rio Branco e as cachoeiras ainda pouco conhecidas. Além disso, destaca-se a vocação para a agricultura e a pecuária, com produção, em especial, de leite e derivados.

 

Caroebe

Desmembrado do município de São João da Baliza, Caroebe possui a população de 10.656 pessoas, conforme o Censo do IBGE de 2022. O município tem uma área total de 12.065,896 km² e possui como principal eixo econômico a agricultura, sendo a banana o principal produto agrícola produzido no município.

Além disso, há a produção de cacau, café, cana-de-açúcar, coco e pupunha. Em relação à pecuária, o potencial do município está voltado para o gado leiteiro e de corte.

O extrativismo vegetal é representado na região pela extração da castanha, louro, angelim, roxinho, da maçaranduba e cupiúba.

Com Anderson Caldas

SupCom ALE-RR 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe