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Aos Damoridas - Um disputa silenciosa é travada por mais dá ‘caneta’ do pulha escroque cassado, onde dois senadorzinhos querem mais para si e, claro, q a máquina estatal sirva mais aos seus filhos, genros, sobrinhos e afilhados… amantezinhas! Especialmente do Sul de RR, né senador?!
Aos Damoridas - RR … Denarium tem tido essas vitórias no TSE, Ñ se sabe a q preço! Vitórias q servem só para sangrar mais o Estado, q vem servindo aos Mecias de Jesus da vida, q chupam as tetas arrebentadas da máquina!
Aos Damoridas - RR … Quanto mais TSE? Porque essa semana completou 60 dias q o processo de cassação do governador, q está cassado, e recorre, mas, ministra Carmem Lúcia Ñ mora e Ñ tem respeito pelo roraimense - nada de nova data!
Aos Damoridas - Quanto mais sofre o cofre do Estado? Exporferr seria pra um Governo legítimo e não um pulha, cassado e q envergonha RR, com esse risinho de um escroto, para uns de escroque…
Aos Jaraquis -AM… Marcelo Ramos mostra coerência em não apoiar abertamente nenhum dos dois candidatos a prefeito de Manaus porque afinal ele foi contra David e Alberto, e ao q eles representam. Ramos q teve consigo um PT rachado, mesmo c/ Lula apoiando, Sinésio Campos, presidente regional Ñ lhe deu apoio algum é claro q tdo isto prejudicou ainda mais sua perfomance.
Aos Jaraquis…AM - E cada vez mais insustentável a permanência no comando do PT amazonense o presidente deputado Sinésio Campos q de petista só é o q lhe convém ao tempo q o partido lhe sirva, e além do dinheiro pego em campanha e suas alianças partidárias q afrontam a executiva nacional, sua queda é certa!
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Créfito/imagens:: FOTOS: Andrezza Mariot, Diane Sampaio e Welika Matos - PMBV
PROCON BV ALERTA PARA NÃO 'CAIR EM ARMADILHAS'
REDACÃO AgN
Em 15 de novembro de 2023
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São cinco dicas do Procon Boa Vista para fazer compras, mas, sem que você caia nas “armadilhas” dos lojistas, ávidos em vender. A atenção é fundamental para que o consumidor não caia numa “black fraude”

É esperado que na próxima sexta-feira do mês, 24, o comercio seja bem aquecido, e os consumidores estão neste aguardo para consumir já que trata-se da tal “Black Friday”, que, sim, atrai milhares de pessoas todos os anos com preços atrativos em diversos produtos.

Porém, o Procon municipal informa que é preciso ter cautela na hora da compra.

Daí, o Procon Boa Vista traz, aqui, dicas importantes para evitar que alguém caia numa “Black Fraude”.

01 – “De R$ 200 para R$ 2,99! Baratíssimo!”: Pesquisar preços antecipadamente!

Uma das principais artimanhas utilizadas por alguns lojistas é dar a sensação de “descontão” ao consumidor, quando em vez de pagar mais barato, a compra sai praticamente com o mesmo valor. Para evitar esse tipo de “armadilha”, é imprescindível que se faça uma pesquisa prévia dos preços dos produtos desejados.

02 – “Quando a ‘esmola’ é demais…”: Desconfiar de preços muito baixos! 

Iphone 15 Pro Max por apenas R$2000? Huum. Talvez tenha alguma coisa errada aí. Por isso, o consumidor deve sempre desconfiar de toda “promoção” nas lojas, sejam físicas ou virtuais. Preços muito abaixo da média podem indicar fraude, principalmente se forem anunciadas via e-mail, SMS ou em redes sociais. Ainda mais se vêm de lojas desconhecidas. O que nos leva ao próximo item da lista…

03 – “Nunca nem vi!”: Pesquisar a reputação da empresa vendedora

O preço é atrativo, mas você nunca ouviu falar na loja: é importante saber a reputação da empresa e isso pode ser verificado junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon Boa Vista e a Junta Comercial. Além disso, vale uma conferida nos rankings de reputação em sites como o www.reclameaqui.com.br e os comentários feitos por outros consumidores nas redes sociais.

04 – Compras online? Só em site confiável!

Grande parte das pessoas prefere lojas virtuais às físicas. Ok! Mas antes de clicar em “Enviar para o carrinho” e inserir os dados do cartão de crédito, o consumidor deve antes verificar se o site é confiável. E como fazer isso? Bom, primeiro que o endereço da loja virtual deve começar com “https://”. Além disso, o site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para ser contactada.

A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Outra recomendação é não utilizar computadores ou redes de acesso público, além de sempre observar a segurança da página, ao clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou rodapé da tela do computador.

05 – E, o mais importante: não agir por impulso!

Para não correr o risco de cair no rol dos superendividados, o consumidor deve ter cautela consigo mesmo. Dar uma olhada no orçamento mensal (e na fatura do cartão de crédito) para ter certeza se aquela compra tentadora vale a pena e se é necessária.

Além disso, se comprar algo nas lojas físicas que acabou não agradando, a devolução vai depender da política de troca da loja, que deve ser informada ao consumidor no ato da compra. Se o produto ou serviço apresentar vício ou defeito, as empresas ou fabricantes têm o prazo de 30 (trinta) dias para resolverem o problema, por meio do encaminhamento do produto para o conserto ou reparo.

No caso das compras online, o consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete.

PROCON BV – Caso o consumidor tenha dúvidas ou observe práticas abusivas, pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail [email protected] ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista –https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR.

 

 

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SEMCO PMBV

Por Fábio Cavalcante

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