Twitter

AgN - BOMBA e o q cirula nas redes sociais são imagens, toscas, sim, e ainda muito s/ foco, mas, cheia de suspeições sobre a morte do homem bomba na Praça dos Três Poderes, em frente o STTF, em Brasília, quando este homem teria se explodido, mas, cresce na internet em se dizer, que ele foi abatido por um tiro.
AgN VERGONHA PETISTA ... O PT tem toda uma história, que este Governo poderia trabalhar para q Ñ se construísse mais escândalos, mas...O PT tem errado, e pecado por atos vexatórios, como mais este de Janja, no G20, q expõe Ñ só a vergonha, q a primeira-dama faz passar todo Brasil, numa postura reles, sem respeito ao povo q representa, usando de palavrões, termos q Ñ condiz com seu papel de mulher pública, e do cargo q vive. Poh! Lula, q manda afinal?!
AgN VERGONHA... A primeira-dama, esposa de Lula da Silva, Janja acabou criando uma situação vexatória para o Brasil, quando em evento do G20, ela usou de palavrão em inglês direiocionado ao dono do X, Elon Musk, e isto tem reverberado pelas redes sociais. Janja, sim, agrada a seu público, mas, peca contra todo o povo brasileiro. Não é papel e nem postura de primeira-dama do País.
AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
AgN DAMORIDAS- Denarium só tem apoio pq tem Máquina q banca seus aliado$.Nas redes sociais tem grupeto mal pago, pq Governo paga bem só aos politiqueiros! Daí saúde, educação, segurança tudo sucateado! Por isso dizem - só defende Denarium os q defendem seus carguitos!
AgN DAMORIDA - Denarium governadorzinho q vive sorrindo pq sua riqueza é o verdadeiro alvo de sua sanha manter no poder! Medíocre politicamente só está na cadeira pq gentalha como Mecia’s, Hiran’s, e outros politiqueiros, Ñ tem liderança, nunca teve! Mas é cheio de bajuladores, q defendem seus carguitos!
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
SIM, TEATRO AMAZONAS COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL
REDACÃO AgN
Em 14 de dezembro de 2023
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Foi iniciado a oficina de mobilização para candidatura do Teatro Amazonas como Patrimônio Mundial. A luta teve início nesta quarta-feira, 13. O Theatro da Paz, de Belém, no Pará, também consta na lista de bens culturais para candidatura a ser apresentada à Unesco.

Da importância histórica e cultural ao marco de grandes transformações da área urbana da região amazônica, o Teatro Amazonas está na Lista Indicativa de Patrimônio Mundial reconhecida pela Unesco.

O Theatro da Paz, na cidade de Belém, no Pará, também integra a lista indicativa de bens culturais do Amazonas.

O primeiro passo para a elaboração da candidatura dos dois teatros da Amazônia foi dado nesta quarta-feira (13/12), com a oficina de mobilização, que representa uma etapa prévia para conquistar o reconhecimento.

A iniciativa envolve os governos do estado do Amazonas e Pará, por meio das pastas de Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Amazonas, órgãos municipais e a sociedade civil. As duas casas de espetáculos, símbolos máximos do ciclo da borracha na região, são tombadas pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil: o teatro do Pará recebeu o título em 1963 e o do Amazonas, em 1966.

No início deste ano, o Teatro Amazonas foi reconhecido como o monumento histórico mais belo do Brasil, resultado de uma pesquisa nacional, com turistas de todo o Brasil, realizada pela internet. Além disso, foi destacado como um dos pontos turísticos imperdíveis em Manaus, ocupando a 41ª posição na lista dos melhores destinos turísticos do mundo, conforme publicado pelo jornal New York Times.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta a união do Amazonas e do Pará, que representam duas potências culturais do país.

Na verdade, vai coroar algo que já é reconhecido pela sociedade em todo o mundo, mas agora teremos, quem sabe, esse título para levarmos no peito e com orgulho acima de tudo”, pontua o secretário.

“Isso reflete também o trabalho que vem sendo feito na gestão do governador Wilson Lima. O trabalho de revitalização do teatro e o cuidado com cada detalhe, como a atualização do sistema de combate e prevenção de incêndio, seguindo todos os critérios e normas necessárias para ter um patrimônio resguardado, além da promoção do estado, por meio do teatro, o mais belo do país”, acrescenta Apolo.

Assim como o teatro da capital amazonense, o Theatro da Paz representa as artes, a arquitetura, a história da Amazônia e a relação da região com a economia entre os séculos XIX e XX.

A diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, Rebeca Ribeiro, afirma que o título amplia o olhar do mundo para os teatros amazônicos.

“Quando a gente consegue a conquista de um bem como o patrimônio da humanidade, no caso desses dois bens, é uma garantia a mais de segurança, de conforto, de segurança jurídica e segurança econômica de um fundo mundial e com o amparo da Unesco”, reforça a diretora.

Elaboração e planejamento

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (Iphan-AM), Beatriz Calheiro, explica que o próximo passo será a elaboração de um dossiê que representa o estudo preparatório do aspecto arquitetônico e econômico, envolvendo o entorno e relação do patrimônio com a sociedade.

“Esse dossiê será levado às comissões internacionais e essas instituições vão poder propor alterações, sugerir que a gente possa fazer incorporações desses elementos e assim, submeter ao Comitê do Patrimônio Mundial para uma avaliação”, explica Beatriz. “Esse processo é um pouco longo, pode levar mais de um, dois anos. A gente espera que ele possa ser um processo abreviado, porque a gente tem muito conteúdo dos teatros, Amazonas e da Paz para valorizar”, finaliza a superintendente.

 

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe