Twitter

AgN DAMORIDAS - RR… De fato nosso estado é para sofrer quando se tem um nível de políticos da claque de Mecia$, que se arvora crítico de seus colegas deputados federais, pq cinco pelo menos declaram q são pela CASSAÇÃO de Denarium. E dois deputados mostram força e caráter - Albuquerque é jovem Gabriel Mota, q são Republicanos, partido de Mecia$. E aí senador?!?
AOS DAMORIDAS - RRR... Prefeitura de Boa Vista convida para o “Dia D” de Combate à Dengue que ocorrerá nesta terça-feira, 19, no bairro Senador Hélio Campos, no horário das 8h às 14h. A ação faz parte da estratégia da Vigilância em Saúde que atua nos bairros que deram alto e médio risco para transmissão de dengue, segundo o 4º LIRAa de 2024. O mutirão contará com 80 agentes de Combate às Endemias (ACEs).
AgN - BOMBA e o q cirula nas redes sociais são imagens, toscas, sim, e ainda muito s/ foco, mas, cheia de suspeições sobre a morte do homem bomba na Praça dos Três Poderes, em frente o STTF, em Brasília, quando este homem teria se explodido, mas, cresce na internet em se dizer, que ele foi abatido por um tiro.
AgN VERGONHA PETISTA ... O PT tem toda uma história, que este Governo poderia trabalhar para q Ñ se construísse mais escândalos, mas...O PT tem errado, e pecado por atos vexatórios, como mais este de Janja, no G20, q expõe Ñ só a vergonha, q a primeira-dama faz passar todo Brasil, numa postura reles, sem respeito ao povo q representa, usando de palavrões, termos q Ñ condiz com seu papel de mulher pública, e do cargo q vive. Poh! Lula, q manda afinal?!
AgN VERGONHA... A primeira-dama, esposa de Lula da Silva, Janja acabou criando uma situação vexatória para o Brasil, quando em evento do G20, ela usou de palavrão em inglês direiocionado ao dono do X, Elon Musk, e isto tem reverberado pelas redes sociais. Janja, sim, agrada a seu público, mas, peca contra todo o povo brasileiro. Não é papel e nem postura de primeira-dama do País.
AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
"ELAS NO TRÂNSITO", FORTALECENDO MEDIDAS PROTETIVAS
REDACÃO AgN
Em 29 de fevereiro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Da CCJ veio o parecer positivo, conforme confirmou o relator, deputado Martins Machado, que reforçou que as empresas de transporte por aplicativo têm a responsabilidade de adotar medidas para minimizar os riscos

Nesta quarta, 28, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa aprovou medidas protetivas às mulheres, como o PL 546/2023, que institui o programa “Elas no Trânsito”.

O objetivo disto é fortalecer a comunidade de motoristas mulheres parceiras de aplicativos.

A proposta, do deputado Roosevelt Vilela, acrescenta dispositivos à Lei 5.691/2016, que trata sobre o Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em Tecnologia de Comunicação em Rede do Distrito Federal (STIP/DF).

De acordo com o projeto, as empresas operadoras do STIP/DF, em parceria com o poder público, devem promover ferramentas de segurança, de modo a atender às necessidades básicas das mulheres prestadoras do serviço, estimulando ações e campanhas publicitárias de inclusão e valorização da categoria.

Entre outras iniciativas, o projeto determina às empresas operadoras disponibilizar opção em seus aplicativos on-line de agenciamento de viagens, para que a usuária do transporte escolha a prestadora do serviço do sexo feminino.

Roosevelt Vilela cita relatos e denúncias de assédio tanto de motoristas quanto de usuárias mulheres de aplicativo de transporte, ao argumentar que o poder público precisa atuar com maior vigilância e com implemento de ações mais contundentes a fim de trazer a esse público a sensação de segurança.

“Os relatos mais gravosos evidenciam a urgência em adotar medidas que promovam segurança às passageiras de aplicativos on-line bem como uma oportunidade e incentivo para atrair cada vez mais mulheres para esse mercado de trabalho”, acrescenta.

Em parecer favorável à matéria, o relator na CCJ, deputado Martins Machado reforçou que as empresas de transporte por aplicativo têm a responsabilidade de adotar medidas para minimizar os riscos associados ao uso de seus serviços e isso inclui a prevenção ao assédio e a proteção da integridade física e emocional de suas passageiras.

Mãe Nutriz

Também voltado às mulheres, a CTMU aprovou o Projeto de Lei 258/2023, do deputado Jorge Vianna (PSD), que concede gratuidade no transporte público coletivo para participantes do Programa Mãe Nutriz. Este programa, da Secretaria de Saúde, visa a fomentar o contato entre mães e bebês recém-nascidos internados em Unidades de Neonatologia da rede pública de saúde do DF.

 

Segundo Vianna, o benefício de gratuidade implica uma política de custo baixo e muita efetividade na saúde dos recém-nascidos e no bem-estar de suas mães. A fim de aperfeiçoar a matéria, o texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Fábio Félix.

Os dois projetos seguem, agora, para análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de ir à apreciação pelo plenário da Casa.

Participaram da reunião de hoje, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, e tradução simultânea em Libras, os deputados Max Maciel (PSOL), Fábio Felix (PSOL), Martins Machado (Republicanos) e Pepa (PP).

Franci Moraes – Agência CLDF

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe