Twitter

Aos DAMORIDAS/RR… Só pra saber - o eleitor de Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus já sabem se os senadores votam pela impeachment de Alexandre de Moraes? RR q é tão Bolsonaro aceita o silêncio ou a falta de coragem pra expurgar este câncer do STF?
Aos Damoridas/RR… Seria cômico se não fosse muita cara-de-pau, quando Gove cassado é maior cabo eleitoral de sua pupila, q envergonha Cararacai onde nem lá ganha, e aí, piora quando a deputada diz q defenderá as mulheres rurais de BV, mas, nunca defendeu as mães q perderam seus bebês na Maternidade de Lona de seu governador!!
Aos DAMORIDAS/RR… Saúde de Roraima é boa só pra dar dinheiro ao primeiro escalão do Governo Denarium. Para servir ao povo nada, como acontece com uma senhora, q tem problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota
Aos Jaraquis - AM…Em Tefé, os candidatos à prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (prefeito) e Gilmar William Gomes Veloso (vice) são multados em R$ 25 mil cad, por propaganda antecipada.
Aos Jaraquis…AM - Baseado em provas físicas (fotos e vídeos) apresentadas pelo MP, Justiça proibiu doação de bebidas alcoólicas dos candidatos à Prefeitura de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo e Antônio Magalhães Tavares Neto, da coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada vez Melhor”. Ai não vale, né!!
AOS JARAQUIS - AM...Prefeitura de Manaus inaugura, nesta quarta, 18, às 9h, a Creche Municipal José de Oliveira Fernandes, localizada na rua das Águas, quadra 8, Residencial Viver Melhor I, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte da cidade.
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
CLDF DISCUTE NOVO ANO LETIVO E PROBLEMAS CONTINUAM
REDACÃO AgN
Em 1 de março de 2024
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

“Novo ano letivo, velhos problemas” – esta foi, em si, a palavra-chave da reunião nesta quinta, 29, no plenário da Câmara Legislativa, que tratou da volta às aulas na rede pública do Distrito Federal, quando se reuniu em debate com a Comissão Geral, e se discutiu a problemátia, antiga, que persiste na Educação.

A frase cima veio do deputado Gabriel Magno, e nesta reunião ainda participaram professores, alunos, pais, diretores de escolas e sindicalistas.

Da Secretaria de Educação do GDF, que havia confirmado presença, porém, avisou de última hora que não mandaria mais representante.

Para Davi Falcão, diretor da União dos Estudantes Secundaristas, a ausência da pasta “mostra o descaso do governo Ibaneis Rocha com a educação”. Ele listou uma série de dificuldades, entre as quais a superlotação nas salas de aula, situação que contraria o Plano Distrital de Educação (PDE).

“Como será esse ano, que já começa com o anúncio de uma assembleia do Sindicato dos Professores (Sinpro)?”, questionou, referindo-se ao dia 20 de março próximo.

Representante da entidade sindical, a professora Márcia Gilda observou que 2024 iniciou sem que a Semana Pedagógica – na qual é traçado o plano de cada estabelecimento de ensino – ocorresse na maior parte das escolas. Também cobrou do governador o cumprimento do acordo que pôs fim à greve do ano passado.

“Dos 15 pontos, apenas quatro foram cumpridos”, relatou.

A contratação de todos os docentes aprovados no último concurso público, por exemplo, ainda não foi concluída, ante um quadro de 14 mil profissionais temporários e 8 mil efetivos.

Outros números foram apresentados por Júlio Barros, coordenador do Fórum Distrital de Educação, dando conta de que há mais de 8,6 mil crianças fora das salas do pré-escolar.

No caso das creches, a fila de espera registra quase 18,5 mil crianças de zero a três anos, enquanto a demanda real ultrapassaria 63 mil vagas. Sobre a educação integral, de acordo com o PDE, deveria haver mais 107 mil estudantes matriculados nessa modalidade.

“Uma das metas do Plano Distrital de Educação é dobrar o investimento no setor de acordo com o PIB. Porém, ao longo dos anos, temos registrado o baixo investimento na educação”, destacou. Uma saída para a questão, segundo Barros, pode ser a criação de uma “Lei de Responsabilidade Educacional”, tendo como modelo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que contém penalidades no caso de descumprimento.


Direito à educação

A comissão geral – quando a sessão ordinária é interrompida e recebe convidados para tratar de temas de interesse da comunidade – também tratou da atuação e das dificuldades dos monitores escolares que lidam, especialmente, com alunos com deficiências.

O promotor de Justiça Anderson Pereira de Andrade listou ações da Procuradoria de Educação do Ministério Público do DF, em temas como a militarização das escolas, a negação de matrículas e a falta de vagas em creches. Ele reforçou as críticas contra a ausência do GDF no debate, por tratar-se de “um ator fundamental na discussão”.

A diretora da Faculdade de Educação da UnB, Liliane Campos Machado, discorreu sobre atividades que aproximam a universidade da escola de educação básica. Também fez um apelo para que o governo proceda a nomeação dos professores concursados, “pois muitos em contrato temporário são aqueles que foram aprovados”.

“Temos de tentar encontrar soluções e propor caminhos para que o direito constitucional à educação seja garantido”, incentivou o deputado Gabriel Magno, que abordou, ao longo da comissão geral, os diversos assuntos trazidos pelos participantes, como a questão orçamentária.

“É um crime a Secretaria de Educação negar matricula das crianças”, afirmou, chamando a atenção ainda para outros direitos negados: a ausência de transporte, a falta de créditos no Cartão Material Escolar, problemas na merenda e o déficit de estabelecimentos escolares, por exemplo.

Durante o debate, o parlamentar informou que um resumo das manifestações e os questionamentos serão encaminhados à Secretaria de Educação. E apontou que, caso a pasta continue se recusando a participar das discussões, poderá propor, em vez de convite, a “convocação” da secretária para que compareça à CLDF.

 

 

Com Marco Túlio Alencar – Agência CLDF


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe