Comunidade Mura Igarapé Açu, em Autazes, ganhando internet.
“A internet não é mais um luxo, é uma necessidade”, diz cacique*
O sábado, 9, foi de boa novas ao povo da comunidade Igarapé Açu, habitada pelos índios Mura em Autazes, quando recebeu a visita do senador Plínio Valério, que foi entregar uma antena Starlink para garantir sinal de internet à comunidade.
O senador aproveitou e participou das festividades da Festa da Castanha e plantou uma muda de castanheira, dando início a mais um projeto de geração de renda na comunidade.
“Estar com vocês aqui e poder trazer internet e ver a felicidade do jovem, do idoso. Eu estou feliz também. A minha felicidade vem da felicidade de vocês. E dizer e reafirmar meu compromisso de continuar ajudando. Eu não vim solucionar e ser líder em nada, eu vim para dizer a vocês que estou junto com vocês nos anseios e na luta pela liberdade de cada um de nós. É a minha obrigação como senador”, disse o senador Plínio Valério.
Via internet, em suas redes sociais, o senador fez uma transmissão ao vivo da entrega da antena.
“Nós estamos aqui com o cacique Jailson, na Aldeia Igarapé Açu, da etnia Mura. Estamos atendendo a um pedido que foi feito de trazer Starlink para eles. Como sempre fazemos, quando os indígenas pedem, a gente nunca diz o que devem fazer. Quando eles pedem, a gente consegue e viemos trazer. E aqui está a maior festa na Aldeia, estamos na Festa da Castanha; eles vivem disso. O Jailson disse que está feliz, mas quem está feliz sou eu”, afirmou o senador amazonense.
Os indígenas agradecem pela chegada da internet.
“Estamos gratos pela Starlink; a internet hoje para os indígenas e ribeirinhos não é mais luxo, é necessidade. E a Aldeia Igarapé Açu também tem a necessidade de estar se integrando no digital. A partir de agora, podemos postar a cultura, a forma que a gente vive, a Festa da Castanha”, afirmou o cacique Jailson.
Ao plantar a primeira muda de castanheira na comunidade, a convite das lideranças, o senador expressou sua gratidão por fazer parte do projeto e parabenizou a comunidade por mostrar que é possível alcançar a autonomia.
“Eu agradeço a honra e quero dizer que tenho o maior prazer de participar desse projeto; aqui estamos vendo fazer, a gente ouve muito o falar. Falam em nome dos indígenas, usam o nome dos indígenas e enriquecem em nome dos indígenas. Vocês indígenas estão fazendo; isso é muito bonito quando um povo resolve tomar as rédeas do seu destino. Um exemplo para o Brasil e o mundo inteiro”, afirmou Plínio Valério.
…
*Assessoria de Imprensa
Sen P V