Twitter

Aos Jaraquis/AM… CMM tem seus trabalhos das duas CPIs suspensas por decisão judicial, nesta segunda, 23, tendo assinatura do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça (TJAM)…Câmara de Manaus já está recorrendo da decisão.
Aos DAMORIDAS/RR… Só pra saber - o eleitor de Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus já sabem se os senadores votam pela impeachment de Alexandre de Moraes? RR q é tão Bolsonaro aceita o silêncio ou a falta de coragem pra expurgar este câncer do STF?
Aos Damoridas/RR… Seria cômico se não fosse muita cara-de-pau, quando Gove cassado é maior cabo eleitoral de sua pupila, q envergonha Cararacai onde nem lá ganha, e aí, piora quando a deputada diz q defenderá as mulheres rurais de BV, mas, nunca defendeu as mães q perderam seus bebês na Maternidade de Lona de seu governador!!
Aos DAMORIDAS/RR… Saúde de Roraima é boa só pra dar dinheiro ao primeiro escalão do Governo Denarium. Para servir ao povo nada, como acontece com uma senhora, q tem problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota
Aos Jaraquis - AM…Em Tefé, os candidatos à prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (prefeito) e Gilmar William Gomes Veloso (vice) são multados em R$ 25 mil cad, por propaganda antecipada.
Aos Jaraquis…AM - Baseado em provas físicas (fotos e vídeos) apresentadas pelo MP, Justiça proibiu doação de bebidas alcoólicas dos candidatos à Prefeitura de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo e Antônio Magalhães Tavares Neto, da coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada vez Melhor”. Ai não vale, né!!
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
SELO LUPA SÓ EM 12,9% DOS PRODUTOS
Assessoria Idec
Em 8 de abril de 2024
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

Em 12 meses, só 12,9% dos produtos ganharam selo da lupa; Idec promove debate sobre primeiro ano da nova rotulagem

Ao final de 12 meses da implementação da nova rotulagem nutricional no Brasil, apenas 12,9% dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados lançados no varejo brasileiro que deveriam ter o selo da lupa por altas quantidades de sódio, açúcar adicionado e/ou gordura saturada tinham se adequado à nova regra.

Esse dado faz parte de um amplo monitoramento do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), que será apresentado em um evento online promovido pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) para debater avanços, resultados e desafios do primeiro ano da nova regra da rotulagem para alimentos e bebidas.

O evento será transmitido no canal do Idec no YouTube na quarta-feira, dia 10 de abril, a partir das 16h, e poderá ser acompanhado de forma gratuita.

Durante 12 meses, de novembro de 2022 a outubro de 2023, pesquisadores do Nupens/USP, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Idec analisaram um total de 6.829 alimentos e bebidas lançados no mercado ou que tiveram alguma modificação em seu rótulo, em 10 Estados e no Distrito Federal.

Camila Borges, pesquisadora do Nupens/USP e uma das coordenadoras do monitoramento,  reforça que a proporção de 12,9% é baixa, ou quase cinco vezes menor, quando comparada ao total de 63,9% de alimentos e bebidas que deveriam receber o selo da lupa para, pelo menos, um nutriente crítico.

Além disso, a análise também identificou problemas nas embalagens, como a localização errada do selo de aviso na face frontal, posicionamento em local encoberto, formato ou esquema de cores inadequado, entre outros.

No mês passado, o Idec denunciou a Nestlé à Anvisa por descumprir regras de aplicação da lupa em uma marca de cereal matinal.

Para Borges, o levantamento revela a lentidão na adequação da indústria de alimentos à nova regra da rotulagem nutricional, o que prejudica as pessoas consumidoras no momento de fazer escolhas mais saudáveis nos supermercados.

O evento online também contará com uma apresentação de Leonardo Pillon, advogado do Idec, sobre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 819/2023 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Ação Civil Pública movida pelo Idec e acatada pela Justiça Federal, que conseguiu derrubar a prorrogação de prazos para a atualização dos rótulos.

A decisão, dada em fevereiro deste ano, suspendeu a prorrogação do prazo para a indústria alimentícia e determinou o uso de adesivos para adequar as embalagens em até 60 dias. O prazo se encerra em 22 de abril, conforme a própria Anvisa reconheceu em despacho de seu presidente, Antonio Barra Torres.

Ainda participam do evento André Godoy, da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, que falará sobre o papel das vigilâncias sanitárias na fiscalização e monitoramento da rotulagem de alimentos; e Kelly Alves, da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que abordará a rotulagem como instrumento de educação alimentar e nutricional.

A coordenação será da nutricionista Laís Amaral, que é coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec. Ao final, o evento será aberto para perguntas e para o debate entre os participantes.

O evento será transmitido no canal do Idec no YouTube, no dia 10 de abril, a partir das 16h.


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe