Enquanto de um lado por 22 votos contra 17 foi aprovado o empréstimo para a Prefeitura de Manaus, em mais de 500 milhões de reais, que atenderá a vários projetos de infraestrutura, votação esta que ocorreu nesta segunda, 22, por outro lado os vereadores mantém o aperto em exigir mais transparência da gestão de David Almeida, que foi aprovado requerimento do vereador William Alemão sobre um certo terreno na zona Centro-Sul.
Segundo Alemão, tal área ocupada por particulares, seria um patrimônio histórico da cidade.
O terreno fica localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, e foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Daí, fica até uma questão a mais ao parlamentar, em saber porque na ocasião desta aprovação não se teve todas as informações sobre o que agora pairam dúvidas?
O requerimento nº 3722/2024 requer ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) informações sobre uma área na rua Belém, nas proximidades da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
“É preciso que o Implurb esclareça a natureza jurídica da área se é pública ou privada, pois munícipes solicitaram a minha intermediação após relatarem que uma parte do terreno, no qual era localizado o estádio Parque Amazonense, antigo Beco do Macedo, seria patrimônio histórico da cidade e estaria sendo ocupado por particulares”, disse Alemão.
*Loman
Segundo o vereador, compete ao município pela Lei Orgânica do Município (Loman) “promover o tombamento, e a proteção do patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico local, observada a legislação específica”.
A medida está prevista, ainda, dentro das competências do Implurb através da Lei nº. 687 de 13 de dezembro de 2002, a quem compete “definir as diretrizes do desenvolvimento urbano da cidade; planejamento e ordenação da ocupação do solo”.
….
Com Ascom ver W A
*Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM*