O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio esteve na ‘Agenda da Semana’ da Rádio Folha (FM 100.3), onde neste domingo, 28, pôde expor os maiores destaques em prol das classes trabalhistas de Roraima, mantendo o incentivo à agricultura familiar e indígena.
Para Sampaio, independente de estar afastado hoje das decisões do Governo Denarium, o que se tem trabalhado é tudo em prol da sociedade roraimense, e para tanto ele não precisa estar atrelado a um Governo cassado. O presidente da ALERR decidiu deixar sua aliança política quando viu que já não teria mais como apoiar o governador, e muito disto por ações ‘nefastas’, criminais, de suspeitas de ação ilegal de ‘grampos’ junto ao legislativo por ordem do Palácio do Governo.
Sampaio enfatizou aos ouvintes que, desde o início de sua composição política com o governo, levantou as bandeiras dos servidores públicos, em especial, às categorias militares e demais órgãos da segurança pública, bem como a expansão da agricultura familiar, por ser a base da geração de empregos em Roraima. Para ele, o estado está mais voltado para o agronegócio empresarial, e deixando de lado o pequeno produtor.
Iater e denúncias de grilagem de terras
No decorrer da entrevista, o chefe do legislativo tocou em um ponto que classificou como “preocupante”, relacionado às diversas denúncias de grilagens de terras públicas no Estado. Sampaio disse não concordar com a condução do programa de plantio de grãos para a agricultura familiar e familiar indígena, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater).
“Acho que é importante, mas dá para avançar mais, em especial, na escolha do que será plantado e algo que seja autossustentável”, disse ao afirmar que, a seu ver, o projeto é voltado mais ao assistencialismo do que proporcionar ao agricultor um crescimento real. “A verdadeira ideia do Iater, que era dar assistência na produção, comercialização e beneficiamento, isso se perdeu”, destacou.
Na oportunidade, o presidente da ALE-RR informou que ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio, uma audiência pública em Caroebe, para esclarecer e apurar as denúncias relacionadas a grilagens de terras na gleba Baliza e região do Trairão, ambas ao Sul de Roraima.
Rompimento
Getúlio Cruz, dono da rádio folha, não pôde deixar de perguntar que muitos querem ouvir. O rompimento de Sampaio com o governador.
Sampaio não deixou nenhuma pergunta sem resposta, e ele relembrou o início da parceria com o governador, que se deu no segundo turno das eleições majoritárias de 2018, visto que, à época, “Roraima passava por uma grande crise financeira”.
Num breve resumo das dificuldades que teve quando assumiu a Liderança do Governo, passando pela chefia da Casa Civil, até chegar aos motivos que o fizeram tomar a decisão, com ênfase para a falta de diálogo recorrente entre os dois Poderes, principalmente em relação aos interesses do Estado nos segmentos da Saúde, Educação, Segurança, Agricultura e a valorização dos servidores públicos.
Não!!
Retorno de uma aliança com Denarium, ficou claro que isto não tem a menor chance, porque para Sampaio a parceria com o governo acabou devido a falta de confiança e mais do que isto, hoje, o Legislativo “ajuda mais o estado” ao seguir com o rompimento, “e, quem sabe, até o próprio governador a voltar a abrir os olhos, levantar a cabeça e conduzir esse governo voltado ao interesse da sociedade”.
O presidente avaliou que é necessário trazer algumas questões à tona e discuti-las com mais ênfase, como a Saúde, que é uma área que requer mais atenção.
“Tem que dialogar com o Conselho Estadual de Saúde, sindicatos, rever essa forma de gestão que está sendo conduzida”.
Vetos
Das votações e vetos, o presidente da ALERR salientou que a produção Legislativa bateu recorde nos últimos meses, o que tem gerado um incômodo ao governo. Por esse motivo, diversos projetos de lei foram vetados sem justificativas. Conforme ele, uma ou outra iniciativa parlamentar não tem previsão de orçamento e o governo tem razão em vetar a matéria.
“Mas isso não é uma ferramenta de proibir o deputado de tomar uma iniciativa. O parlamentar estadual trazer para à Assembleia uma discussão que é de competência do governo federal, é legítimo. Se nós somos competentes ou não para dar solução é outra coisa. Mas, não podemos limitar o Poder Legislativo”, declarou.
Pleito
Do que se pôde antecipar que não tem pretensões em sair candidato a prefeito, até porque quando se ventilou isto, o próprio governador quando era seu aliado jamais defendeu o seu nome como sendo do grupo.
As costuras políticas para o que vem das cassação do próprio Denarium, que por estes dias o TSE deve dar posição, espera-se uma eleição em que o nome da ex prefeita de Boa Vista, Teresa Surita é crescente, é esperado a real vitória, sem mais ‘roubos’ eleitorais, e para a prefeitura da Capital, o que se comenta é o apoio de Sampaio para Arthur Henrique.
Traição
De Catarina Guerra como possível pré candidata do PL para Boa Vista, assim como lá atrás. o deputado Jorge Everton foi traído por Denarium, eis que a deputada estadual também deve sentir este gosto amargo de traição.
Mais.
O deputado federal, e ‘dono’ do Pl roraimense, Nicolleti diz que não abre mão dele ser o pré candidato na disputa de BV. e conta, sim, com apoio de novo do aliado governador. Este mesmo Denarium que lá atrás foi humilhado e perseguido por Nicolleti, que até impeachment pediu contra o governador, e hoje estão de mãos dadas, e assim é este tipo de politicagem do Governo.
…
Com Suzanne Oliveira
SupCom ALE-RR