Twitter

Aos DAMORIDAS/RR… Só pra saber - o eleitor de Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus já sabem se os senadores votam pela impeachment de Alexandre de Moraes? RR q é tão Bolsonaro aceita o silêncio ou a falta de coragem pra expurgar este câncer do STF?
Aos Damoridas/RR… Seria cômico se não fosse muita cara-de-pau, quando Gove cassado é maior cabo eleitoral de sua pupila, q envergonha Cararacai onde nem lá ganha, e aí, piora quando a deputada diz q defenderá as mulheres rurais de BV, mas, nunca defendeu as mães q perderam seus bebês na Maternidade de Lona de seu governador!!
Aos DAMORIDAS/RR… Saúde de Roraima é boa só pra dar dinheiro ao primeiro escalão do Governo Denarium. Para servir ao povo nada, como acontece com uma senhora, q tem problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota
Aos Jaraquis - AM…Em Tefé, os candidatos à prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (prefeito) e Gilmar William Gomes Veloso (vice) são multados em R$ 25 mil cad, por propaganda antecipada.
Aos Jaraquis…AM - Baseado em provas físicas (fotos e vídeos) apresentadas pelo MP, Justiça proibiu doação de bebidas alcoólicas dos candidatos à Prefeitura de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo e Antônio Magalhães Tavares Neto, da coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada vez Melhor”. Ai não vale, né!!
AOS JARAQUIS - AM...Prefeitura de Manaus inaugura, nesta quarta, 18, às 9h, a Creche Municipal José de Oliveira Fernandes, localizada na rua das Águas, quadra 8, Residencial Viver Melhor I, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte da cidade.
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
50 NOS VENDENDO PEIXE, PARABÉNS 'CANTO DA PEIXADA'!
Redação AgN - Marlen Lima
Em 3 de maio de 2024
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

Sim, ele é também reconhecido por ser o restaurante do Papa. Sim, ele é um dos mais tradicionais e uma dos excelentes peixarias de Manaus, sim, isto tudo porque tem sua culinária regional respeitada, e com atendimento diferenciado, que ao longo destes 50 anos, o Restaurante Canto da Peixada, localizado na Av. Ayrão, 1677 – Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus se mantém vivo, e, sim, para nosso deleite.

Ahh! Sim! Tem tambaqui, tucunaré, matrinxã, pirarucu, sardinha, surubim, pacú e jaraqui, delícias que só nós manauaras temos, e fazem parte deste cardápio, que também oferece outras iguarias com carne bovina e frnago.

E isto lá se vão 50 anos!!

Por Lei de autoria do ex deputado Josué Neto, hoje, conselheiro do Tribunal de Contas, o Canto da Peixada ficou como ponto histórico do Amazonas, e dando sua representação de importância na sociedade manauara, ainda que já tenha sido grande ponto de encontro de políticos, hoje bem menos, mas tem sua clientela garantida.

Uma das frequentadoraa do local, há mais de 10 anos, a deputada Joana Darc destacou a importância do restaurante para o estado, mantendo a culinária amazonense em seu menu de geração a geração.

“Quando quero sentir a cultura da culinária do Amazonas no paladar, é no canto da Peixada que vou. Um local histórico da região, frequentado por trabalhadores das proximidades e por turistas. É um restaurante que carrega consigo a história do nosso Estado, a história de pessoas anônimas e famosas, e que sempre manteve a essência do prato do caboclo amazonense”, disse.

História

Aldenor Ernesto de Lima, proprietário do restaurante, nasceu em 27 de agosto de 1938, no município de Careiro da Várzea, no Amazonas. Foi, então, que em 1° de Maio de 1974, junto com seu amigo Luís Martins (conhecido alfaiate da época), abriu o Restaurante Canto da Peixada, com um fogão doméstico, um freezer emprestado e 200 cruzeiros emprestados do seu pai (na época, um salário mínimo era 240,00 cruzeiros).

Depois de 2 anos, Luís Martins saiu da sociedade. Na época, existiam alguns restaurantes que ficavam de esquina: Canto da Alvorada, Canto da Saudade e Canto do Galeto, daí o nome de Canto da Peixada.

No início, o estabelecimento abria somente à noite e funcionava até às 6h da manhã, quando os antigos boêmios vinham das festas e saborear a ‘famosa’ caldeirada de tucunaré e bodó, para “curar a ressaca”. Seus clientes vão desde humildes caboclos da região a turistas, passando por pessoas anônimas e famosos artistas.

Para um de seus filhos, Aldenor Lima, o Canto da Peixada se tornou um legado de resistência das iguarias da região Norte do Brasil. Inclusive, o empresário declarou empolgação ao ver seu pai entrar para a história do Amazonas.

“É uma grande satisfação participar desse momento maravilhoso da história do Amazonas. Desde criança, acompanhava o meu pai indo nas feiras e comércios comprar os produtos para o Canto da Peixada, esse local que detém 50 anos de tradição da culinária do norte, um dos restaurantes mais antigos do estado”, relatou.

A resistência do ‘Canto da Peixada’ se deve a persistência do trabalho dedicado de Aldenor Ernesto. E este é um ponto que realmente se deve destacar porque na sua resistência é que a casa continua, onde teve momentos ruins, de queda na qualidade do serviço; uma vez que pela doença o dono se afastou, mas, viu que precisava voltar, voltou a tomar plumo e está aí!

O restaurante é uma tradição de cultura e gastronomia manauara e amazonense, sem dúvida!

Este jornalista, mesmo por toda vez que está em Manaus come a deliciosa Caldeirada de Tucunaré, que é um dos carro-chefe do cardápio.

AbbaPai!!

 

Ascom dep J D


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe