Uma sessão que foi para, não meramente enaltecer os Bumbás do Amazonas, Caprichoso e Garantido, mas, sim, para destacar a nível nacional o valor do tamanho da cultura amazonense, que em seu maior evento cultural, o maior festival folclórico, em terras de Parintins, ganhou sessão especial solene na Câmara dos Deputados.
Direto do salão verde da Câmara dos Deputados, uma quarta, 8, marcante, que elevou ainda mais a importância do Festival de Parintins, que ocorre neste ano nos dias tradicionais – 28, 29 3 30 de junho.
Como decano do Congresso Nacional, o deputado federal Átila Lins foi convidado a ser o primeiro orador da sessão plenária.
“Meu prezado Presidente, Deputado Saulo Viana, autor do requerimento, aqui, nos proporciona esta reunião solene, quero saudar meu amigo deputado Roberto Neto, Capitão Alberto Neto, integrar todos e saudar os integrantes da Mesa, aos dirigentes dos Bois bumbás, lá de Parintins, ao meu eterno Deputado, e amigo, Marcelo Ramos, que está conosco, aqui, e saudar a todas as pessoas de Parintins, as pessoas do Amazonas, saudar a todos, que, aqui, se encontram. Deputados, quero dizer que é uma satisfação poder participar de uma solenidade dessa magnitude, porque todo mundo sabe que o festival folclórico de Parintins, a cada ano ele se consolida, como sendo não só como um patrimônio cultural do Amazonas, mas, como do Brasil”.
Destacando que hoje o Festival Folclórico de Parintins é um evento de plano internacional, “e quero dizer com isto, que o deputado Saulo foi muito feliz, quando tomou a iniciativa de fazer uma cerimônia como essa, em que nós começamos a nos preparar para o Festival de Parintins, que acontecerá nos últimos dias do último final de semana do mês de junho, e que com certeza vai levar para aquele município do nosso Estado, um dos mais prósperos do nosso Estado, onde muita gente de todo o país estará presente. E, porque não dizer, pessoas de muitos países do estrangeiro. Portanto, quero saudar, aqui, todos os nossos representantes dos Bois Bumbás, que a cada ano, eles apresentam um espetáculo elogiado por todos, pela sua grandiosidade, pela sua beleza e dizer que, eu, aqui, como deputado do Amazonas, felicitar e parabenizar o dirigentes dos Boi Bumbá, Garantido e Caprichoso, pelo trabalho que realizam”, disse Átila.
Para o decano, os dois Bumbás prestam um trabalho sério, um trabalho correto, “que no ano passado, eu tive a alegria de prestigiar o festival. Fui a Parintins, e quero dizer que até pelo fato de já ser o deputado com mais mandatos, aqui, nesta Casa, eu me recordo de quando nós inauguramos o bumbódromo, lá nos idos de 1986, uma obra do saudoso governador Amazonino Mendes, que fez aquela obra exatamente para consolidar esse evento cultural de Parintins e do Amazonas”, lembrou o deputado.
Átila disse ainda em seu discurso que o Bumbódromo de Parintins já teve sua reforma, devidamente ampliado tendo como determinação do atual Governo Wilson Lima.
Com isto, o espaço cultural se consolida, e mais se consolida a cultura do Amazonas que na avaliação de Átila Lins eleva os Bumbás que sai de suas arenas e ganha o Brasil.