A Câmara dos Deputados mais uma vez se rende aos encantos dos bumbás Caprichoso e Garantido, quando em sessão de homenagem ao Festival Folclórico de Parintins, nesta quarta, 8, quando Plenário não lotou, bem longe disto, mas, o evento deixa claro que a cultura do Amazonas vive e vai além de suas fronteiras, e reunindo autoridades presentes como o executivo do Ministério do Turismo, Milton Zuazzo; o Diretor Administrativo dos Correios, José Rorício Vasconcelos; a secretária da Mulher e Assistência Social da Prefeitura de Manaus, Dermi Rayol; o consultor da Petrobrás, Marcelo Ramos, além de diversos parlamentares como os representes do Amazonas, deputados Alberto Neto, Átila Lins, Amom Mandel e Célia Xakriaba (-MG), Clodoaldo Magalhães (-PE), entre outros.
Esperava-se que pelo menos a bancada federal amazonense em peso prestigiasse o evento, que não é um evento de um deputado, mas, sim, representação da cultura do Amazonas, do maior evento cultural do Estado, e um dos mais brilhantes e encantadores do País.
Saullo Vianna foi o autor deste evento, que sem dúvida mereceria maior destaque da mídia regional e nacional, mas, para quem pôde ir viu de perto alguns itens da festa como os tripas dos bois, porta-estandartes, levantadores de toada e músicos de Garantido e Caprichoso, que evoluíram no Plenário, e, sim, encantando a todos os presentes.
Para Saullo Vianna, o momento é de exaltar a cultura amazonense e de agradecer aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que todos os anos se reinventam, trazendo beleza, poesia e tradição.
“Pra mim, que cresci em meio aos movimentos dos bois Garantido e Caprichoso, é um orgulho poder homenagear Parintins, terra das minhas origens e memórias afetivas. Mais do que uma manifestação cultural, o festival é um motor econômico que, em 2023, gerou uma receita de mais de R$ 146 milhões, além de empregos e fonte de renda para pequenos empreendedores locais”.
Do Caprichoso, Rossy Amoedo fez o convite para que todos possam ir ao Festival de Parintins, que isto é uma forma de estar apoiando a cultura do município.
“Parintins já levou os nossos artistas a lugares inimagináveis, o que prova que quebramos a barreira da distância e que a cultura não tem fronteiras nem limites”, disse, ao elogiar a iniciativa do deputado Saullo Vianna.
Do boi Garantido, Fred Góes também destacou os esforços de Saullo Vianna para fortalecer o festival.
“Foi uma emoção trazer o nosso folclore ao Congresso Nacional. Esta homenagem é dedicada ao povo da nossa ilha. Agora, é Parintins para o mundo ver”, comemorou Góes.
O Vereador Alex Garcia, presidente da Câmara Municipal de Parintins, também se disse emocionado em testemunhar uma homenagem ao maior festival de terra.
“A nossa festa cresce a cada dia graças a homens públicos como o deputado Saullo. Deixo aqui um pedido à nossa bancada federal para que possamos nos unir cada vez mais para enaltecer Garantido e Caprichoso“, afirmou.
….
Da Ascom Dep S V