Animais resgatados das cidades do RS serão atendidas com recursos
Sim, o olhar humano e necessário tem sido dado ao povo do Sul, e mais que obrigatório o envolvimento de todos, especialmente de forma mais célere por parte do governo federal, e que agora anuncia um olhar também de cuidado com os pet´s. Isto porque se decidiu garantir recursos financeiros a abrigos de municípios do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes para que possam ter alimentos e materiais necessários para seus atendimentos.
Boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 9h desta terça-feira, 21, desde o início da crise climática, no fim de abril, mais de 12,3 mil animais domésticos e silvestres foram resgatados das inundações.
Ministro Paulo Pimenta, em entrevista coletiva à imprensa, anunciou, nesta quinta, 23.
“Com certeza terá impacto em eventuais situações semelhantes que venham ocorrer […]: a criação da política de apoio do bem-estar animal, permitindo que os municípios possam receber recursos diretamente, com o rito muito simplificado para garantir as condições mínimas de alimentação, saúde e sanitárias para os animais“, declarou Pimenta.
A norma
A transferência obrigatória de recursos financeiros federais está prevista na Orientação Operacional nº 07/2024 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O pedido de recursos para abrigamento e assistência a animais resgatados poderá ser incluído pelas prefeituras no plano de trabalho de recuperação das cidades gaúchas em situações de calamidade ou de emergência.
Os repasses servirão para compra de 10 quilos (kg) de ração para cachorro e 10 kg de ração para gato por animal abrigado, por mês, no período máximo de 60 dias; aquisição de vacinas; de kit de primeiros socorros para cada animal abrigado (inclui testagem de doenças e antibióticos); material para construção de abrigo temporário de animais (madeira, telhas, lonas, aluguel de galpões ou outros imóveis); esterilização cirúrgica de cães e gatos; microchipagem para identificação dos animais.
…
Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil – Brasília