A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) exibiu, nesta segunda-feira (17), o podcast “Clima e Meio Ambiente”, programa com informações sobre o aquecimento global e como esse fenômeno afeta a vida dos roraimenses. O debate na TV Assembleia (canal 57.3) contou com especialistas nas áreas ambiental, jurídica e da produção agrícola.
Em quase duas horas, o podcast abordou o intenso período de estiagem ocorrido no verão roraimense, bem como os grandes volumes de chuvas do atual outono. Além disso, o impacto das mudanças climáticas foi tratado sob o prisma dos saberes indígenas, da agricultura familiar e da problemática do negacionismo climático.
Uma das convidadas foi a coordenadora de Gestão Territorial Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sineia do Vale. Ela destacou que a discussão do tema é urgente, pois o aquecimento global repercute nos ecossistemas de todo o mundo.
“Acompanho essa questão desde 2011, incluindo todas as COPs [Conferência sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas – ONU). Em Roraima, já sentimos claramente os impactos, como o aumento das temperaturas e a grande seca recente, que queimou 80% do lavrado. Isso mostra que as mudanças climáticas já afetam não só o Brasil, mas o mundo todo”, informou Sineia.
Simão Almeida, pesquisador da Universidade Federal de Roraima (UFRR), é autor de um estudo sobre o negacionismo climático. Ele acredita que os meios de comunicação são fundamentais para esclarecer o assunto e desfazer mitos.
“A mídia tem um papel fundamental na divulgação das mudanças climáticas. É essencial que os profissionais da área se atualizem sobre o tema, suas causas e efeitos, para evitar a propagação do negacionismo. Estamos entrando em uma era de extremos, conforme alertado pelos cientistas, e os jornalistas precisam estar bem treinados para informar adequadamente a população”, disse o convidado do podcast.
O programa também abordou o El Niño e La Niña, por meio das informações do meteorologista Ramon Alves.
“Esses dois fenômenos combinados causaram secas extremas em Roraima e em outros estados, além de enchentes em várias partes do país e do mundo. Esses eventos climáticos extremos não são novos, as alterações vêm ocorrendo há bastante tempo”, comentou.
O programa foi mediado pelo jornalista Willians Dias, que reforçou o compromisso da Casa Legislativa em apresentar e discutir assuntos de interesse da sociedade.
“A Assembleia Legislativa, por meio da Superintendência de Comunicação, está comprometida em trazer o debate sobre mudanças climáticas para a população. Recentemente, produzimos documentários e reportagens sobre os fenômenos climáticos que nos afetam. Além disso, parlamentares têm promovido audiências públicas para discutir o tema e buscar soluções, reconhecendo a relevância e o impacto dessas questões”, disse o jornalista.
O podcast também teve a presença do procurador da ALE-RR e mestre em direito ambiental, Walker Sales; do geólogo do Serviço Geológico do Brasil Marco Oliveira; e do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amaury Bendahan.
A produção foi veiculada pela TV Assembleia (canal 57.3) e pode ser conferida, a qualquer momento, por meio do canal da ALE-RR no YouTube (@assembleiarr)
…
Texto: Anderson Caldas
SupCom ALE-RR