Twitter

AgN JARAQUIS - AM… Dirão que é ação dos inimigos políticos , q ele criou ao longo de seu trabalho de criticar a classe política; e ele ataca e vai além da liberdade de expressão?! Ou Ñ, mas, Alex Braga, agora, amarga prisão merecida. É preso, Ñ pelos feitos contra os políticos, mas, por acusação de suspeita de agressão e abuso sexual contra mulher!
AgN Jaraqui - AM...Ele ganhou a eleição, ele venceu máquinas do Governo e as do parlamento. Ele vence na política quando ganha prestígio, e isto nada mais é mais recursos para Manaus, então, assim, o prefeito David Almeida tem saído vencedor não só do pleito eleitoral, mas, de canja, ganha apoio do Governo Lula da Silva, este q afirmou ao prefeito, e não ao governador Wilson Lima, que a BR 319 tem a garantia dele que sairá da estgnação, as obras avançarão.
AOS CANDANGOS - DF ...Programa Nota Legal sorteia R$ 3 milhões em prêmios nesta quarta-feira (13). Nesta edição, mais de 64,6 milhões de bilhetes estão concorrendo. Número de participantes aumentou
AgN JARAQUIS - AM… após encontro com Lula da Silva, prefeito David Almeida disse que o presidente da República garante q a BR 319 vai sair; e isto foi o ponto alto para o AMazonas…
AgN JARAQUIS - AM… Ao lado de David esta ainda nesta carona com presidente Lula, prefeito de SG da Cachoeira, Curubão, deputados federais Silas Câmara, Sidney Leite e Saullo Vianna. Todos por conta de Omar Aziz. Eduardo Braga tbm está nesta comitiva cabôca.
AgN JARQUIS - AM…Prefeito David Almeida em agenda com presidente Lula, no Palácio do Planalto com dedo do senador Omar Aziz q acompanha prefeito de Manaus numa pauta de recursos para os viadutos novos q virão para Capital.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
IDOSOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA É TEMA DE DEBATE
Em 19 de junho de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Em busca de melhorar ainda mais a rede de prevenção e acolhimento para vítimas de violência contra o idoso, a Prefeitura de Boa Vista promoveu um encontro no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro Centenário, nesta terça-feira, 18, com diversos profissionais da rede municipal e instituições parceiras.

O evento marca a campanha Junho Violeta, mês de conscientização sobre o tema.

A campanha foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, segundo pesquisas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o número total de denúncias notificadas durante o período de 2020 até 2023 chegou a 408.395 mil, representando 21,6% em 2020, 19,8% em 2021, 23,5% em 2022 e 35,1% em 2023.

Segundo Maria Roseneide, coordenadora da Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), o objetivo do evento visou justamente o alinhamento e fortalecimento de ideias entre todas as instituições que atuam de forma direta com idosos. Também ressaltou que existe uma rede especializada para acolher e atender todas as necessidades que esses casos demandam.

Durante todo o mês de junho, intensificamos a mobilização para divulgar os tipos de violência que podem ocorrer contra a pessoa idosa. Por isso, reunimos instituições e profissionais que fazem atendimento aos idosos e têm esse contato direto. Os servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) trabalham diariamente com idosos. Então, eles precisam estar atentos, pois em situações como estas, é necessário um suporte especial”, disse.

“É melhor prevenir do que remediar”

Nos 7 CRAS de Boa Vista, são atendidos cerca de 1.554 idosos com o Projeto Cabelos de Prata. Segundo a assistente social Taína Fonseca, o conhecimento adquirido nas palestras serão compartilhados com os beneficiários, para que tenham consciência. Ela destacou que encontros como estes são necessários para que todos trabalhem em conjunto.

No Cabelos de Prata, nós buscamos ajudá-los a criar certa autonomia, para que não dependam totalmente de terceiros. E também fazemos visitas a esses idosos. Em algumas situações, descobrimos que estão sofrendo algum tipo de violação de seus direitos e o próximo passo é encaminhar para um dos CREAS, dependendo do bairro”.

Na capital, existem dois CREAS que possibilitam acesso da população a direitos socioassistenciais e no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

No ano passado, foram cerca de 1.658 atendimentos individuais às pessoas idosas que passaram por algum tipo de violência. Os casos mais notificados são abandono ou negligência, além de violência intrafamiliar. Além desses, existem diversos tipos de violência, tais como: física, psicológica, patrimonial, institucional, sexual, além de abuso financeiro e discriminação.

Abrigo de idosos

A Prefeitura de Boa Vista sempre mantém a população em primeiro lugar. Para melhorar a vida de idosos que são vítimas de violências, foi inaugurado em novembro de 2023 o primeiro abrigo de idosos da capital.

O objetivo do local é acolher idosos em situação de vulnerabilidade e risco social e proporcionar qualidade de vida, bem-estar físico e mental a estas pessoas.

 

 

 

SEMCOM PMBV

Por Nalu Cardoso

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe