Um pedido insistente que vem sendo feito pelo Governo do Estado e Governo Lula atende, e assina editais para iniciar dragagem dos rios Amazonas e Solimões
Nesta semana em que passou por Brasília, em mais um pleito insistido, o governador Wilson Lima consegue sair com a assinatura de editais, onde libera a contratação das dragagens de trechos dos rios Amazonas e Solimões, que ajudarão no cobate a estiagem que vem.
O Governo amazonense tem dado que a estiagem deste ano possa ser tão ou mais intensa quanto a de 2023, onde o Estado ficou isolado e prejudicado economicamente.
“Felizmente temos uma resposta positiva do Governo Federal, do Ministro Silvio Costa, e também de toda a sua equipe, no sentido de iniciar esse processo para minimizar os impactos da seca que nós vamos ter este ano”, disse Wilson Lima. “Nós teremos uma estiagem muito severa, provavelmente superior a do ano passado. E é importante que haja essa mobilização por parte do Governo Federal para garantir a trafegabilidade nos nossos rios”, acrescentou.
Para a recuperação da capacidade de navegação dos rios, essencial no transporte de pessoas e no escoamento de mercadorias, Governo Federal libera 505 milhões de reais.
A assinatura deste recursos foi viabilizada pelos ministérios de Portos e Aeroportos e dos Transportes, por meio dos ministros Silvio Costa Filho e Renan Filho. Ministros que tem ouvido o apelo que vem da bancada federal, liderada pelo senador Omar Aziz, este que tem uma costura mais afinada, e direta com presidente Lula da Silva, bem como também o senador Eduardo Braga.
Ambos os políticos que podem estr em lados diferentes na eleição municipal deste ano, porém, em se tratando de alguns pontos para o Amazonas, os dois senadores têm ficado unidos. Afinal, Lula tem prestigiado eles em seus pleitos,
O edital prevê a contratação das dragagens em quatro trechos: Manaus-Itacoatiara; Coari-Codajás; Benjamin Constant-Tabatinga; Benjamin Constant-São Paulo de Olivença.
NAVEGABILIDADE
A dragagem de um rio consiste em remover sedimentos e resíduos decantados no fundo, que reduzem sua profundidade e prejudicam a navegabilidade.
A dragagem evita que a seca dos rios tenha um impacto significativo e negativo na Zona Franca de Manaus e no comércio local.
Para o Polo Industrial, a estiagem afeta a logística, aumenta os custos de transporte, prejudica o abastecimento de água e acarreta desafios ambientais e socioeconômicos. E para o comércio local, causa dificuldades no abastecimento, eleva os custos operacionais, aumenta os preços e pode resultar na redução das vendas.
LIBERAÇÃO
Na primeira quinzena de maio, o governador anunciou a emissão de licenças ambientais para a dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas.
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