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AgN DAMORIDAS - RR ...Coordenadoria da Infância e Juventude reforça ações de valorização da vida...Como forma de ressaltar a importância da vida, o Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR) está intensificando as ações de conscientização e combate ao suicídio neste mês de setembro.  
AgN ELEIÇÃO SP - Estas pesquisas encomendadas mentem quando apontam empate entre M, N e B, porque o M é hoje o Bolsonaro ontem...Doa a quem doer, especialmente aos brazucas q erram em agredir M, porque é a Direita que está em jogo! Ele vence e vencerá no 1º turno.
AgN 28...São Paulo cada dia mais tem certeza q a eleição vai ser encerrada no 1º turno...Os números do 'sistema' dão uma 'frequência' de empate entre três primeiros candidatos - Marçal, Nunes e Boulos, porém, o 28 está subindo e está na frente.
AgN CADEIRA na eleição municipal de São Paulo é o que foi (no sentido figurado e de resultados eleitorais) a facada, lá atrás, em Bolsonaro, assim foi hoje quando DaPena sendo Datena, o agressor que bateu com uma cadeira no adversário Pablo Marçal, em progama eleitoral na TV Cultura, deste domingo, 15.
Aos JARAQUIS - AM…Prefeitura de Manaus dá início à primeira fase da operação contra a estiagem deste ano, que tem a previsão de ser de grandes proporções…Haverá distribuição de cestas básicas, água potável e kits para as famílias das 43 comunidades, primeiramente, do rio Negro.
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Créfito/imagens:
MEC LEVA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Em 26 de julho de 2024
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Educação escolar quilombola é debatida em Pernambuco

Em reunião no Quilombo Castainho, MEC discutiu com lideranças quilombolas implementação da Pneerq por meio de pactuação entre governo federal e redes de ensino
O Ministério da Educação (MEC) reuniu lideranças quilombolas e redes estadual e municipais de educação para discutir a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) em Pernambuco, consolidando a pactuação entre as redes e o governo federal. As ações da política foram apresentadas em reunião no Quilombo Castainho, em Garanhuns (PE), nesta quinta-feira, 25 de julho. Nessa data, é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela, bem como o Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha. 

Na ocasião, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), também assinou simbolicamente a portaria que vai designar embaixadores para a Pneerq. A medida visa estimular a participação social na implementação da política. O primeiro agraciado com o título, postumamente, foi o pensador quilombola Antonio Bispo dos Santos, representado por sua filha, a educadora Joana Maria Bispo. 

De acordo com o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, a política é uma ação prioritária do MEC e já conta com 77% de adesão nacional. No Nordeste, o percentual de participação das redes municipais e estaduais é de mais de 80%.“Nós estamos investindo R$ 2 bilhões até o fim da gestão, para que todos os objetivos da Pneerq sejam atingidos e a educação escolar quilombola alcance a qualidade necessária para garantir o direito constitucional dessas pessoas à educação”, afirmou.

O ministro lembrou que a realização da primeira reunião de apresentação da política no dia em que se comemora a cultura quilombola é um ato simbólico.

“Um dos grandes ensinamentos de Nego Bispo, que tem acompanhado meu próprio percurso no Ministério da Educação, é o de que ‘aprender, para mim, é uma pergunta permanente’. Salve Bispo, salve o Agreste, salve a educação escolar quilombola!”, comemorou. 

Um dos grandes ensinamentos de Nego Bispo, que tem acompanhado meu próprio percurso no Ministério da Educação, é o de que ‘aprender, para mim, é uma pergunta permanente’. Salve Bispo, salve o Agreste, salve a educação escolar quilombola!”  – Camilo Santana, ministro da Educação 

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, explicou o motivo de a política ser fundamental para a população quilombola.

 “O IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] afirmou que a taxa de analfabetismo entre quilombolas a partir de 15 anos é 2,7 vezes maior que entre a população total residente no Brasil, de modo que 19% dessa população é não alfabetizada, o que corresponde a mais de 190 mil pessoas do grupo sem saber ler ou escrever. É com esse desafio em mente que a Pneerq precisa buscar respostas”, afirmou. 

Somente com a democracia e fazendo aquele exercício de se colocar no lugar do outro, reconhecendo os territórios como lugares dos saberes múltiplos, legítimos e legitimados, poderemos atingir os melhores resultados.”
Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão 

Ela também declarou que a participação social e a alteridade são fundamentais para o sucesso da política. Segunda a secretária, “somente com a democracia e fazendo aquele exercício de se colocar no lugar do outro, reconhecendo os territórios como lugares dos saberes múltiplos, legítimos e legitimados, poderemos atingir os melhores resultados”. Em seguida, parafraseou Antônio Bispo, dizendo: “É necessário, para chegarmos a esse lugar, a transformação das nossas divergências em diversidades e, na diversidade, atingiremos a confluência de todas as nossas experiências”. 

Ações

 O MEC tem realizado importantes avanços na Pneerq, como: a criação de 1.730 vagas para formação quilombola na Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, em 24 instituições; a implementação de nove Cursos de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola; o aumento da ponderação da modalidade de ensino de R$ 1.850 para R$ 5.500,20 no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); a construção de cinco escolas quilombolas somente em Garanhuns; entre outras ações. 

Até 25 de julho, 77,2% das redes estaduais e municipais de educação já tinham aderido à iniciativa, sendo 4.321 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal. No Nordeste, o patamar de participação é de 87,5% dos entes federativos. Em Pernambuco, dos 185 municípios, 165 já aderiram à Pneerq. Entre as 45 redes municipais pernambucanas que contam com escolas quilombolas, 43 fazem parte da política. 

Antônio Bispo

Lavrador e formado por mestres e mestras de ofícios, o líder quilombola frequentou escola formal até a 8ª série do ensino fundamental, com o intuito de traduzir as escrituras para sua comunidade e seu povo. Morador do Quilombo Saco Curtume, em São João do Piauí (PI), ele foi membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Também foi integrante da rede de mestres e docentes do Encontro de Saberes, tendo lecionado em diferentes universidades públicas, como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

Joana Maria Bispo

 A filha de Antônio Bispo, além de ser quilombola e residir na comunidade Quilombola Saco Curtume, é graduada em Educação Física e pós-graduada em Tecnologias da Educação e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Ela atuou na docência, como professora da rede estadual de ensino no Piauí, e coordenou vários projetos de envolvimento das comunidades, com foco em favorecer a relação entre a escola e a comunidade, priorizar a comunicação intergeracional e promover a melhoria da qualidade de vida.  

Pneerq

A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, criada pela Portaria nº 470/2024, tem como objetivo implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. Seu público-alvo é formado por gestores, professores, funcionários, alunos, abrangendo toda a comunidade escolar. 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi


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