Distribuidora se consolida entre as maiores do segmento no Brasil, em trajetória marcada pelo compromisso com o meio ambiente, o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda
Hoje, a Atem fornece combustíveis para grandes clientes de segmentos que são pilares da economia brasileira: indústria, agronegócio, mineração, usinas de energia, navegação e transporte rodoviário. Na área de postos, a empresa atende mais de 400 parceiros que ostentam a bandeira Atem, além dos postos “bandeira branca” espalhados em capitais e cidades do interior, em todas as regiões brasileiras.
Para garantir o abastecimento com qualidade e confiabilidade, a empresa conta com 17 bases, sendo 9 próprias, instaladas em Manaus (AM), Santarém (PA), Belém (PA), Itaituba (PA), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Vilhena (RO), Sinop (MT) e Campo Grande (MS). A rede inclui ainda 6 terminais aquaviários de uso privado.
Toda essa estrutura permite movimentar até 9 bilhões de litros de combustíveis por ano.
“Ao longo dessa jornada, enfrentamos inúmeros desafios, mas sempre com o olhar voltado para o futuro e a determinação de continuar crescendo. Nossos avanços são fruto de um trabalho coletivo, que alia inovação e compromisso com a excelência em cada operação”, afirma Guilherme Santana, Diretor-Executivo da Atem. “Seguimos mais fortes do que nunca, prontos para explorar novos negócios e continuar a construir uma empresa que seja sinônimo de confiança e qualidade em todo o Brasil”, sustenta.
Além da forte presença regional, a Atem se destaca por sua capacidade logística em áreas de difícil acesso na Amazônia, onde o transporte de combustíveis é um desafio devido à geografia complexa e às limitações de infraestrutura.
Esse know-how permite à Atem atender aproximadamente 80% das comunidades que fazem parte do Sistema Isolado de Energia do Brasil, em uma atuação dedicada, exclusiva e intensiva de abastecimento de usinas termoelétricas, oportunizando vida digna a milhões de famílias que habitam os lugares mais remotos e de difícil acesso da região.
“Ao longo desses anos, nos tornamos uma referência no setor, expandindo nossa presença em mercados estratégicos e estabelecendo parcerias duradouras. Um dos nossos maiores orgulhos é contribuir para a geração de empregos e o fortalecimento da economia nas regiões onde atuamos, especialmente na Amazônia, onde nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável é inabalável”, afirma Ferreira.
Ainda este ano, recebeu o 1º lugar em Goiás e Mato Grosso na 37ª Convenção Nacional do Sindicato Nacional dos Transportadores, Revendedores, Retalhistas (TRR), premiação das melhores distribuidoras do país, assim como o destaque na região norte e no Paraná.
A Atem também recebeu os prêmios de Segurança na Navegação Comercial da Capitania dos Portos, e de Transportes Aquaviários de Desempenho Ambiental da Agência Nacional (Antaq).
Governança e responsabilidade
Além de ser referência no mercado de combustíveis, a distribuidora possui engajamento e apoio em projetos sociais e de conscientização, patrocínios à cultura e esporte, o que concretiza a responsabilidade de desenvolvimento socioambiental visando uma sociedade mais igualitária.
No âmbito social, possui parceria nas iniciativas: Superdoadoras, campanha de doação de sangue que já coletou mais de 13 mil bolsas de sangue, doadas para o Hemoam; Previna, programa de bem-estar e segurança dos colaboradores; energia para comunidades isoladas, o que proporciona dignidade e qualidade de vida; e, construção de escolas no Pará e Amazonas.
O patrocínio à cultura também integra as atividades apoiadas, entre elas, o Natal das Águas, da Prefeitura de Manaus, onde proporcionou que o Presépio Flutuante chegasse a 38 comunidades ribeirinhas, por meio de balsa; o aniversário do Teatro Amazonas, a partir do patrocínio da programação; e a doação de brinquedos e patrocínio a show infantil nacional, além de ações direcionadas a crianças participantes de instituições sociais.
Além disso, por meio da promoção “Combustível do Bem”, que este ano distribuiu mais de R$ 200 mil em prêmios, a Distribuidora reforça a relação de confiança entre os consumidores e a marca Atem, incentivando o abastecimento em postos parceiros, com sorteio de prêmios em dinheiro e vales-combustíveis. Os clientes podem apadrinhar instituições socioassistenciais, ampliando o alcance dos benefícios.
Barco de pesquisas
Os avanços tecnológicos e sustentáveis nas operações correspondem aos princípios ASG (Ambiental, Social e de Governança) e se consolidam na prática como, por exemplo, com a doação de uma embarcação para o Programa de Monitoramento de Qualidade da Água, Ar e Solos do Amazonas (ProQAS/AM), realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Outra amostra do comprometimento com esses princípios é a realização do projeto ambiental de limpeza da orla em torno da base de operações da distribuidora e, também, o apoio ao Barco Escola Tree Earth, projeto premiado internacionalmente e que promove a consciência ambiental e contribui para a preservação da floresta, a partir da plantação de mudas de árvores.
“O compromisso com os princípios ASG é parte integrante da essência do Grupo Atem. Acreditamos que o desenvolvimento econômico deve caminhar lado a lado com a preservação ambiental, o bem-estar social e a transparência nas nossas operações. A Atem está determinada em construir um futuro mais sustentável, pautado pela inovação e pelo respeito às comunidades onde atuamos e aos recursos naturais“, assegura a diretora de Comunicação, Marketing e ASG do Grupo Atem, Paula Vieira.
A trajetória da Atem inicia com a determinação de três irmãos amazonenses, nascidos no interior do Amazonas. Após o investimento inicial em postos de combustíveis, veio o sonho de criar uma distribuidora para ser referência na região Norte. O projeto concretizou-se em 14 de agosto de 2000 com a fundação da distribuidora Atem.
“A Atem se tornou um dos pilares do Grupo, que hoje conta com empresas nas áreas de refino, navegação, transporte rodoviário, estaleiro, dentre outras. Essa ousadia na abertura de novas frentes de negócio, atrelada ao compromisso com as regiões e suas populações, sem dúvidas, é o que nos dá uma perspectiva de futuro muito promissor”, avalia o CEO do Grupo Atem, Fernando Aguiar.