Evento será realizado de 26 a 28 de agosto, no Theatro da Paz
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a II Oficina de Mobilização para preparação da candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial. O bem cultural seriado é composto pelo Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e pelo Theatro da Paz, em Belém (PA). A programação será realizada de 26 a 28 de agosto, no Theatro da Paz, em Belém (PA).
A cerimônia de abertura do evento é aberta ao público e terá início às 9h30, com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass; e do secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz; dentre outras autoridades.
Este é mais um passo para que os Teatros da Amazônia possam ser reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no âmbito da Convenção para a proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, também conhecida como Convenção da Unesco de 1972.
Os dois teatros constam na lista indicativa brasileira de bens com potencial para serem reconhecidos como Patrimônio Mundial, etapa prévia de planejamento e preparação para as candidaturas. Cabe ao Iphan coordenar o processo de elaboração do Dossiê de candidatura e apresentá-la ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.
Durante a oficina serão debatidos temas como os princípios e procedimentos para o reconhecimento internacional, a contextualização histórica e valores culturais relacionados aos teatros candidatos ao título mundial. A programação também inclui visita técnica ao Theatro do Paz e à sua área de entorno e apresentação de ópera, como parte da programação cultural.
Sobre os teatros
Construídos no século XIX, como um projeto de urbanização e modernização da região Amazônica, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz foram os primeiros teatros brasileiros com estrutura arquitetônica preparada para ópera. Representam o apogeu econômico e simbolizam a ocupação e transformação da região durante o ciclo da borracha. Ambos são tombados pelo Iphan desde a década de 1990.
Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco, para que um bem cultural seja reconhecido como Patrimônio Mundial, este precisa justificar os valores que sejam de importância para a humanidade, além de demonstrar a importância local, regional e nacional.
A candidatura dos Teatros da Amazônia visa fortalecer o papel desses bens para a democratização da cultura e a apropriação pela sociedade civil.
Serviço
II Oficina de Mobilização para candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial
Data: 26 a 28 de agosto
Cerimônia de abertura (aberta ao público): 9h30
Local: Theatro da Paz, em Belém (PA)
Endereço: Avenida da Paz, Praça da República, S/N – Campina, Belém (PA)
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan
[email protected]
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr