Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
II OFICINA DE MOBILIZAÇÃO PARA CANDIDATURAS DOS TEATROS AMAZÔNICOS
Em 23 de agosto de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Belém (PA) recebe oficina de mobilização para candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial

Evento será realizado de 26 a 28 de agosto, no Theatro da Paz

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove a II Oficina de Mobilização para preparação da candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial. O bem cultural seriado é composto pelo Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e pelo Theatro da Paz, em Belém (PA). A programação será realizada de 26 a 28 de agosto, no Theatro da Paz, em Belém (PA).

A cerimônia de abertura do evento é aberta ao público e terá início às 9h30, com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass; e do secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz; dentre outras autoridades.

Este é mais um passo para que os Teatros da Amazônia possam ser reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no âmbito da Convenção para a proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, também conhecida como Convenção da Unesco de 1972.

Os dois teatros constam na lista indicativa brasileira de bens com potencial para serem reconhecidos como Patrimônio Mundial, etapa prévia de planejamento e preparação para as candidaturas. Cabe ao Iphan coordenar o processo de elaboração do Dossiê de candidatura e apresentá-la ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco.

Durante a oficina serão debatidos temas como os princípios e procedimentos para o reconhecimento internacional, a contextualização histórica e valores culturais relacionados aos teatros candidatos ao título mundial. A programação também inclui visita técnica ao Theatro do Paz e à sua área de entorno e apresentação de ópera, como parte da programação cultural.

Sobre os teatros 

Construídos no século XIX, como um projeto de urbanização e modernização da região Amazônica, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz foram os primeiros teatros brasileiros com estrutura arquitetônica preparada para ópera. Representam o apogeu econômico e simbolizam a ocupação e transformação da região durante o ciclo da borracha. Ambos são tombados pelo Iphan desde a década de 1990.

Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco, para que um bem cultural seja reconhecido como Patrimônio Mundial, este precisa justificar os valores que sejam de importância para a humanidade, além de demonstrar a importância local, regional e nacional.  

A candidatura dos Teatros da Amazônia visa fortalecer o papel desses bens para a democratização da cultura e a apropriação pela sociedade civil.

Serviço 

II Oficina de Mobilização para candidatura dos Teatros da Amazônia a Patrimônio Mundial

Data: 26 a 28 de agosto

Cerimônia de abertura (aberta ao público): 9h30

Local: Theatro da Paz, em Belém (PA)

Endereço: Avenida da Paz, Praça da República, S/N – Campina, Belém (PA)

Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan

[email protected]

www.iphan.gov.br

www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

www.youtube.com/IphanGovBr

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe