Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
MILHARES DE CORREDORES NA 2ª CORRIDA PATRULHA 'MARIA DA PENHA'
Em 26 de agosto de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

No enfrentamento à violência doméstica, 2ª Corrida Patrulha Maria da Penha leva milhares de pessoas às ruas…O evento esportivo contou com dois percursos, um de 2,5km e outra de 5 km

As cores branco e lilás predominaram nas ruas de Boa Vista com a 2a edição da “Corrida Patrulha Maria da Penha”, evento esportivo de sensibilização da população para o combate à violência doméstica. Nesse sábado, 24, milhares de pessoas se concentraram em frente à sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

Foram duas largadas, uma para pessoas com deficiência e outra geral, com percurso de 2,5km e 5 km. Esta edição contou com 1500 inscritos, no entanto, a corrida de rua superou o público esperado, resultando na participação de milhares de pessoas. De acordo com a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, a corrida vai além de um evento esportivo, pois tem uma causa muito maior.

É um momento muito simbólico, onde a gente reúne mulheres e homens que correm por uma causa. Todos aqui estão declarando que não toleram a violência contra a mulher. Essa corrida é muito representativa para todos nós. Ela é feita em agosto, pois é o mês do aniversário da lei Maria da Penha e da nossa Patrulha Maria da Penha”, disse.

Unindo Forças contra a violência

Sindicato dos Guardas Municipais de Roraima (SIGMURR), secretarias municipais de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e Gestão Social (Semges) uniram forças para a promoção do evento esportivo. Segundo Jessyca Pereira, membro da Patrulha Maria da Penha, a corrida é resultado de trabalho em equipe e foi oficializada pela gestão municipal.

Quando a gente faz um evento como esse, nós enfatizamos a campanha Agosto Lilás. Este mês é justamente para lutar, para enfatizar, para conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância do enfrentamento à violência doméstica. A nossa corrida já está no calendário municipal e vai ser uma corrida permanente”, contou.

A organização premiou com troféus os primeiros colocados nas categorias Geral Feminino e Masculino, Pessoa com Deficiência (PCD), Pessoa Idosa (60+), Equipe com mais Inscritos, Secretaria Municipal com mais Corredores e Servidores. Lyndyara Mota subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria geral feminino.

É a primeira vez que participo da Corrida Patrulha Maria da Penha e subir ao pódio é muito bacana, mas o evento oferece algo muito maior. É sobre a liberdade entre nós mulheres. Que a gente possa ser mais respeitada e que a igualdade seja em todas as áreas da sociedade em que estamos inseridas”, declarou.

Dados da Patrulha Maria da Penha

Composta por 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens, a Patrulha Maria da Penha de Boa Vista garante o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPUs), expedidas pelo Poder Judiciário. Nos últimos dois anos, 3.760 medidas foram acompanhadas e 19.037 visitas, feitas. Os dados também registram 95 conduções de agressores por descumprimento e 28 por violência doméstica, além de crimes comuns.

Sala Lilás, novo equipamento de enfrentamento

Na sede da Patrulha Maria da Penha, a Prefeitura de Boa Vista implantou a “Sala Lilás”, espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela equipe. O espaço conta com psicólogo e assistente social. Além de ambiente climatizado, a sala de acolhimento é organizada com espaço kids destinado às crianças que chegam acompanhadas das mães no local.

Quase duas décadas da Lei Maria da Penha

Sancionada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha completou 18 anos de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país, com mecanismos para coibir e prevenir abusos, além de estipular punição adequada aos agressores.

Já em 2022, foi sancionada a lei que instituiu o “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe