Twitter

AgN AM… Sim, Bolsonaro vive em Manaus, e apesar do comício de Alberto Neto ter sido c/ mto poucos eleitores bolsonaristas, a vcs é o q vinha nas urnas…Pq na urna Ñ tem perseguição!
AgN AM… Mas, Wilson foi o maior perdedor, pq pela força da máquina estatal, e, então, pseudo força do governador, q jamais existiu de vdd,Cidade amargou 4• lugar! Amon, em 3• disse, “povo achou ñ era ainda a hora”! De fato, jovem temperamental dep federal Ñ tinha menor chance!
AgN AMAZONAS … Nesta eleição David era nome certo para segundo turno, agora, pesquisas gerais levavam Roberto Cidade para 2• turno, mas quem foi é Alberto Neto, capitão dando balão no governador, seu ex-aliado! Ficou feio, Wilson!
AgN CANTÁ/RR… Sem surpresas, povo do Cantá reelege seu prefeito André q vinha com vários apoios…Agora a boa surpresa foi Deda Guimarães eleito c/500 votos vereador jovem e defensor real do povo, ele promete!
AgN Eleição- Amazonas com vitórias esperadas no Interior, governador perde em municípios em q na reta final escândalo dos seus secretários afetaram geral, e na Capital seu candidato Ñ foi pro 2•turno.É Capitão Aberto x David!
AgN Eleição- Foi por pouco, mas, venceu a cadeirada da Esquerda e Pablo Marçal bateu na trave.É o maior fenômeno eleitoral desta eleição-sozinho e s/ padrinhos políticos,s/ dinheiro de partido e s/ televisão quase chegou no 2• turno!
1200X200
IMG_1582
radio agn play
1200X200
Créfito/imagens:
MILHARES DE CORREDORES NA 2ª CORRIDA PATRULHA 'MARIA DA PENHA'
Em 26 de agosto de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

No enfrentamento à violência doméstica, 2ª Corrida Patrulha Maria da Penha leva milhares de pessoas às ruas…O evento esportivo contou com dois percursos, um de 2,5km e outra de 5 km

As cores branco e lilás predominaram nas ruas de Boa Vista com a 2a edição da “Corrida Patrulha Maria da Penha”, evento esportivo de sensibilização da população para o combate à violência doméstica. Nesse sábado, 24, milhares de pessoas se concentraram em frente à sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

Foram duas largadas, uma para pessoas com deficiência e outra geral, com percurso de 2,5km e 5 km. Esta edição contou com 1500 inscritos, no entanto, a corrida de rua superou o público esperado, resultando na participação de milhares de pessoas. De acordo com a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, a corrida vai além de um evento esportivo, pois tem uma causa muito maior.

É um momento muito simbólico, onde a gente reúne mulheres e homens que correm por uma causa. Todos aqui estão declarando que não toleram a violência contra a mulher. Essa corrida é muito representativa para todos nós. Ela é feita em agosto, pois é o mês do aniversário da lei Maria da Penha e da nossa Patrulha Maria da Penha”, disse.

Unindo Forças contra a violência

Sindicato dos Guardas Municipais de Roraima (SIGMURR), secretarias municipais de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e Gestão Social (Semges) uniram forças para a promoção do evento esportivo. Segundo Jessyca Pereira, membro da Patrulha Maria da Penha, a corrida é resultado de trabalho em equipe e foi oficializada pela gestão municipal.

Quando a gente faz um evento como esse, nós enfatizamos a campanha Agosto Lilás. Este mês é justamente para lutar, para enfatizar, para conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância do enfrentamento à violência doméstica. A nossa corrida já está no calendário municipal e vai ser uma corrida permanente”, contou.

A organização premiou com troféus os primeiros colocados nas categorias Geral Feminino e Masculino, Pessoa com Deficiência (PCD), Pessoa Idosa (60+), Equipe com mais Inscritos, Secretaria Municipal com mais Corredores e Servidores. Lyndyara Mota subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria geral feminino.

É a primeira vez que participo da Corrida Patrulha Maria da Penha e subir ao pódio é muito bacana, mas o evento oferece algo muito maior. É sobre a liberdade entre nós mulheres. Que a gente possa ser mais respeitada e que a igualdade seja em todas as áreas da sociedade em que estamos inseridas”, declarou.

Dados da Patrulha Maria da Penha

Composta por 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens, a Patrulha Maria da Penha de Boa Vista garante o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPUs), expedidas pelo Poder Judiciário. Nos últimos dois anos, 3.760 medidas foram acompanhadas e 19.037 visitas, feitas. Os dados também registram 95 conduções de agressores por descumprimento e 28 por violência doméstica, além de crimes comuns.

Sala Lilás, novo equipamento de enfrentamento

Na sede da Patrulha Maria da Penha, a Prefeitura de Boa Vista implantou a “Sala Lilás”, espaço de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela equipe. O espaço conta com psicólogo e assistente social. Além de ambiente climatizado, a sala de acolhimento é organizada com espaço kids destinado às crianças que chegam acompanhadas das mães no local.

Quase duas décadas da Lei Maria da Penha

Sancionada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha completou 18 anos de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país, com mecanismos para coibir e prevenir abusos, além de estipular punição adequada aos agressores.

Já em 2022, foi sancionada a lei que instituiu o “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe