O evento encerrou oficialmente neste último domingo, 8, com show de 40 anos do Trio Roraimeira no Teatro Municipal. No Parque do Rio Branco mais de 200 mil pessoas prestigiaram o festival
Mais um evento de semanas que a sociedade roraimense diz, ‘muito obrigado, e parabéns!’
Assim foi mais um Festival Mormaço Cultural 2024, que se despediu neste domingo, 8, deixando mais uma vez sua marca como um dos maiores eventos culturais de Roraima.
Nada diferente do esperado, quando mais um recorde de público, diversidade artística e a valorização das raízes locais, e o MOrmaço reforçou seu papel na promoção da cultura regional e no fortalecimento da identidade roraimense.
Artistas de diferentes gêneros e gerações se uniram em uma verdadeira celebração da arte, proporcionando momentos inesquecíveis que ficarão na memória de quem participou.
Em apenas três dias no Parque do Rio Branco, o Mormaço Cultural reuniu mais de 200 mil pessoas. Por lá, passaram grandes nomes da música nacional, como Nando Reis, Marcelo Falcão, Ludmillla, Marina Senna, Hungria, AnaVitória, Zeeba, Joelma e Roberta Miranda. Além disso, mais de 30 artistas da terra dos mais variados gêneros musicais e artísticos levaram representatividade para o evento que o roraimense já pode chamar de seu!
“Essa edição se apresentou para a cidade como uma das mais potentes em termos de alcance de público, manifestações culturais, linguagens artísticas e potências estéticas. Realmente se consolida como um dos maiores festivais da região Norte e sobretudo como o maior evento de arte e cultura integrada do estado de Roraima. Essa concretização se reverbera em muitos campos, seja na economia, turismo, política cultural, sendo base para difusão e produção cultural da cidade”, afirmou o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho.
A gastronomia também foi muito bem representada pelo chef de cozinha, Thiago Castanho, que ministrou a palestra “Amazônia como fonte de inspiração para múltiplos negócios na gastronomia” e circulou pela área gastronômica do festival, provando sabores da terra e trocando experiências com os empreendedores do ramo. Um verdadeiro intercâmbio de sabores.
Mormacinho – A criançada foi contemplada com uma programação feita especialmente para elas. No último dia de evento no Parque do Rio Branco, os pequenos tiveram a oportunidade de prestigiar apresentações teatrais, shows musicais, com destaque para Galinha Pintadinha e Show da Luna.
Teatro Municipal também recebeu programação especial
O Mormaço Cultural 2024 também invadiu o Teatro Municipal de Boa Vista. Foram quatro dias de programação com casa lotada e destaque para o espetáculo teatral “Eu de Você”, estrelado pela atriz Denise Fraga. A companhia Roraima Ópera apresentou Coppélia, Balé de Repertório, emocionando o público com um muito romance e surpresas que desafiaram a realidade.
Na área externa, apresentações musicais de diferentes estilos divertiram o público. O encerramento oficial ocorreu neste domingo, 8, com um show especial do Trio Roraimeira (Neuber Uchôa, Zeca Preto e Eliakin Rufino) em comemoração aos 40 anos de carreira. A apresentação ocorreu na sala que leva o nome do grupo e reuniu filhos dos representantes, além de artistas que dão continuidade ao movimento.
“O Mormaço já se tornou um festival obrigatório para quem ama cultura. E encerrar um espetáculo de 40 anos na sala que leva o nome do nosso movimento é muito gratificante”, disse Neuber.