Twitter

AOS JARAQUIS - - AM...De São Gabriel da Cachoeira vem ainda a informação q o sumiço dos livros q haviam sido jogdos como lixo, livros q deveriam estar nas escolas do município, simplesmente sumiram, o local foi 'limpo', e a pergunta do povo é saber o q  prefeito Curubão diz sobre isto?
Aos Jaraquis - AM...De São Gabriel da Cachoeira, Edinho Scheroder esteve num área rural do município, onde foi encontrado pela vereadora Dra. Suely Ambrósio, no último dia 24, um descarte ilegal, e imoral de livros do ensino municipal, livros das escolas indígenas, q foram jogados numa lixeira. Só q hj, 26, tudo havia sumido, misteriosamente! 
Aos Jaraquis - Eleitores de Manaus Ñ suportam mais baixarias, hj os marqueteiros estão em alta e o q vemos, é de forma apertada, polarização de David x Cidade, onde prefeito sofreu baque nas pesquisas e Wilson viu seu candidato crescer
AgN VERDE OLIVA… Ministério da Defesa perde importante comando, Gen Ubiratan Poty, q desde 2019 comandou os trabalhos do programa Calha Norte, q através de emendas parlamentares, tem levado de forma célere necessárias obras para população amazônida. Poty pediu para sair para provar sua inocência na acusação de assédio sexual!
Aos Jaraquis/AM… CMM tem seus trabalhos das duas CPIs suspensas por decisão judicial, nesta segunda, 23, tendo assinatura do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça (TJAM)…Câmara de Manaus já está recorrendo da decisão.
Aos DAMORIDAS/RR… Só pra saber - o eleitor de Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus já sabem se os senadores votam pela impeachment de Alexandre de Moraes? RR q é tão Bolsonaro aceita o silêncio ou a falta de coragem pra expurgar este câncer do STF?
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
ELEIÇÕES MUNICIPAIS COM APOIO DAS FORÇAS ARMADAS
Em 27 de setembro de 2024
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

Eleições – Defesa apoia a justiça eleitoral com o emprego das Forças Armadas nas eleições de 2024

Para garantir o pleno exercício dos direitos constitucionais aos cidadãos, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, apoia a realização das eleições municipais nas localidades e municípios em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicita. Até o momento, a justiça eleitoral requisitou a atuação dos militares em cerca de 600 localidades de 12 estados. A Portaria GM-MD nº 4.462, que orienta o emprego das Forças Armadas na votação e na apuração do pleito eleitoral, foi assinada pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, em 18 de setembro.

Historicamente, as Forças Armadas têm atuado no apoio logístico ao TSE, com transporte de urnas eletrônicas, materiais e pessoal da justiça eleitoral para os municípios, além de comunidades rurais, indígenas e ribeirinhas, que dependem dos militares para terem garantido o direito ao voto.

A cooperação das Forças Armadas inclui ainda a atuação, em conjunto com os órgãos de segurança pública, nos processos de segurança da votação e apuração, mediante solicitação da justiça eleitoral. A operação de segurança recebe o nome de Garantia da Votação e Apuração (GVA), quando os militares atuam na manutenção da ordem em locais onde a segurança pública e eleitoral requerem reforço.

Os pedidos de apoio aprovados pelo TSE são encaminhados ao MD, que autoriza e orienta o emprego das Forças Armadas, a partir dos Comandos Conjuntos ativados, para a execução das ações de logística e/ou de segurança solicitadas, com o emprego de militares, embarcações, veículos e aeronaves. A Pasta pode determinar, ainda, a atuação direta de uma das Forças Singulares (Marinha, Exército e Força Aérea), por meio dos seus comandos operacionais (Comopnav, Coter e Comae).

A autorização para o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano é fundamentada no Decreto Presidencial nº 12.167 de 2024. Para o pleito de 2024, o MD coordena a atuação das Forças Singulares e dos Comandos Operacionais Conjuntos Amazônia, Norte, Nordeste, Oeste e Leste. As eleições municipais ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE). O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário.

Segurança e Logística – Até o momento, foram solicitados 123 apoios logísticos e 481 apoios de segurança em cerca de 600 localidades de 12 estados. O principal objetivo da diretriz é assegurar que o processo eleitoral ocorra de maneira tranquila e segura, especialmente em áreas que possam apresentar riscos de instabilidade. Também é objetivo do trabalho contribuir para a distribuição de urnas eletrônicas em comunidades situadas em áreas remotas, como rurais, indígenas e ribeirinhas, garantindo, assim, o acesso ao voto em todas as regiões.

A colaboração entre o Ministério da Defesa e o TSE é vista como um passo essencial para fortalecer a democracia brasileira, garantindo que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto, sem impedimentos.

Em 2020, as Forças Armadas atuaram na segurança eleitoral municipal em cerca de 600 localidades, com o emprego de 28 mil militares na operação durante o primeiro turno eleitoral.

Por Jussara Santos


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe