No plenário da CLDF, estudantes apresentam soluções para problemas ambientais do DF
Como parte de uma atividade escolar, os adolescentes usaram a tribuna para denunciar a degradação do meio ambiente e para apresentar soluções aos desafios climáticos no DF
Estudantes do 8º ano do Colégio Marista João Paulo II usaram o plenário da Câmara Legislativa nesta quinta-feira (26) para discutir soluções para os problemas ambientais no Distrito Federal. A solenidade que recebeu os alunos é uma iniciativa da deputada Belmonte (Cidadania), que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Como parte de uma atividade escolar, os participantes foram divididos em grupos e apresentaram no plenário projetos de lei focados em questões ambientais, destacando a importância da preservação e do desenvolvimento sustentável.
Cada grupo abordou um tema específico, como o monitoramento de queimadas, a diminução da poluição das águas do Lago Paranoá, o reflorestamento de áreas degradadas e a melhoria na destinação de resíduos sólidos.
Os PLs foram lidos na tribuna pelos próprios proponentes e aprovados ou rejeitados pelos seus colegas.
Para Paula Belmonte, a iniciativa é uma oportunidade para que crianças e adolescentes adquiram consciência da importância da política como ferramenta de transformação social.
“Que os jovens possam entender que a política é algo bom para a sociedade, ela faz com que a gente transforme nossa realidade. Hoje, vocês [estudantes] deram uma demonstração de responsabilidade e de amor ao próximo. Aqui estamos plantando uma semente de verdadeira cidadania em meninos e jovens”, afirmou a deputada.
A distrital sinalizou ainda que os projetos aprovados de forma simbólica pelos estudantes serão levados à consultoria legislativa da Casa para que se avalie a viabilidade de serem apresentados como um projeto de lei real.
A estudante Thalita Garcia, que apresentou uma proposta sobre reflorestamento ambiental, falou da alegria de expor seu trabalho na CLDF. “Fiquei nervosa, mas foi muito legal. Gostei dessa dinâmica de sair do colégio e apresentar um projeto na Casa de Leis, foi muito bom”, afirmou.
Para Marina Brito, que usou a tribuna para propor soluções de preservação das nascentes localizadas Jardim Botânico, a experiência foi muito positiva. “Eu acho muito importante para as escolas esse tipo de participação. Ter vindo à Câmara foi muito legal, é uma forma diferente de aprender, a gente se sentiu estimulado”, pontuou a estudante.