ode putados começam a debateer um tema que sempe, todo ano, tem sido assunto de se ouvir muitas sugestões, mas, ações que venham de fato dirimir as alagações nas ruas do Plano Piloto, bem coo de algumas satélites.
Vídeos, que chegaram aos deputados distritais, revelam alagamentos na Asa Norte no início da tarde desta quarta-feira (16), e os questionamentos vieram.
Deputados discutiram uma eficácia do ‘Drenar DF’, programa do Governo Ibaneis Rocha, no qual foram investidos cerca de R$ 300 milhões, que prometia o fim dessas ocorrências naquela região da cidade.
Além de celebrarem a volta das chuvas, após uma seca recorde, Gabriel Magno (PT) e Fábio Felix (Psol) cobraram respostas do governo relativamente às inundações, principalmente, nas primeiras quadras da Asa Norte.
“O Drenar DF não funcionou, vimos que a 202 estava novamente alagada”, observou o primeiro.
Felix, por sua vez, disse que, ao receber as imagens, a sensação era de que o vídeo havia sido gravado no ano passado. O distrital também demonstrou preocupação com o campus da Universidade de Brasília na Asa Norte, que sofreu prejuízos com os alagamentos.
Dengue e chikungunya
Já o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) voltou a chamar a atenção para a possibilidade de as chuvas trazerem mais dificuldades à área de saúde pública com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. “Por isso, é necessário recompor o quadro de Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Agente Comunitário de Saúde (ACS)”, reforçou.
…
Com Marco Túlio Alencar – Agência CLDF