Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:: Fotos: Jader Souza e Marley Lima
ALERR APOSTANDO NO PODCAST NA AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO
Em 22 de outubro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

CONECTADA COM O CIDADÃO…Já foram abordados assuntos como saúde mental, direitos dos animais, autismo, cidadania, empreendedorismo e meio ambiente; material digital é produzido pela TV Assembleia

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) comemora o Dia Nacional do Podcast, nesta segunda-feira (21), destacando sua crescente presença nessa ferramenta de comunicação digital. A Superintendência de Comunicação (SupCom) do Poder Legislativo tem utilizado os podcasts para ampliar as discussões de temas de interesse e impacto social, indo além das pautas tradicionais do parlamento.

“Esse tipo de plataforma de comunicação, nos permite promover reflexões fundamentais de uma forma dinâmica sobre temas cruciais para nossa atualidade e para públicos variados, além de uma importante ferramenta de aprendizagem e entretenimento”, disse Sonia Lucia Nunes, superintendente de Comunicação da ALE-RR.

Iniciada no segundo semestre de 2023, a produção de podcasts pela ALE-RR ganhou força rapidamente. As transmissões ocorrem simultaneamente pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal do YouTube (@assembleiarr), diretamente do Estúdio Márcia Seixas da Rádio Assembleia 98,3 FM. A interatividade é um diferencial: no YouTube, os espectadores podem comentar ao vivo e participar das discussões, ampliando a participação popular.

Com uma média de dois podcasts mensais e duração de 1h30 cada, os programas podem receber até cinco convidados e são mediados por jornalistas da Casa. Além das transmissões ao vivo, o conteúdo fica disponível nas plataformas Spotify, Deezer e YouTube.

 

Temas

A variedade temática é um dos pontos fortes da iniciativa. Já foram abordados assuntos como saúde mental, direitos dos animais, autismo, cidadania, empreendedorismo e meio ambiente. O episódio mais recente, “Setembro Verde”, focou na conscientização e luta pela inclusão social das pessoas com deficiência.

Essa diversidade e a qualidade das discussões têm consolidado os podcasts da ALE-RR como uma valiosa fonte de informação e debate para a população roraimense. Esse incremento na programação beneficia diretamente os cidadãos, como a estudante universitária Lilith Caruí. Para ela, abrir espaço para discutir temas muitas vezes desconhecidos ou pouco debatidos contribui significativamente para uma sociedade mais informada e consciente.

“É interessante ter esse tipo de conteúdo, especialmente na Assembleia Legislativa, que abrange outros espaços e ainda consegue transmitir informações para as pessoas, falando sobre o dia a dia. O podcast ‘Homofobia é Crime’ que eu acompanhei, por exemplo, é importante aqui em Roraima, pois está trazendo esse tipo de conteúdo, que não existia antes”, destacou a estudante.

 

Mas afinal, o que é podcast?

Podcast é uma mídia de áudio digital, geralmente organizada em episódios, que pode ser baixada ou transmitida online. O termo origina-se da combinação de “iPod” (o player de mídia da Apple) e “broadcast” (transmissão), de acordo com a Academia Brasileira de Letras.

No Brasil, o formato ganhou popularidade gradualmente. Em 21 de outubro de 2004, surgiu o primeiro agregador nacional, o “Podcastone.com.br”. Reconhecendo a importância dessa data, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) a escolheu, em 2019, para celebrar o Dia Nacional do Podcast.

Durante a pandemia de covid-19, o formato experimentou um crescimento significativo. Uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope revelou que 57% da população começou a consumir conteúdos em áudio nesse período. O relatório DataReportal 2023 corrobora essa tendência, indicando que os brasileiros estão entre os maiores consumidores de podcasts no mundo, com 42,9% dos usuários de internet, entre 16 e 64 anos, escutando semanalmente.

O podcast é reconhecido por democratizar a produção e distribuição de conteúdo, permitindo que vozes diversas sejam ouvidas e temas relevantes sejam discutidos em profundidade. Sandra Gomes, professora do Curso de Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), ressalta as vantagens dessa mídia digital.

“Você escolhe a sua hora, o seu momento ideal para consumir conteúdo informativo. Principalmente hoje, a geração de nativos digitais escolhe o que quer consumir, e isso pode variar. Além disso, é importante o foco, se é entretenimento, se entrevista, informação”, disse.

Nesse cenário, a especialista reforça que a mídia se adapta bem ao ritmo acelerado da vida contemporânea, onde a informação e o entretenimento são personalizados de acordo com o perfil do consumidor.

“É uma ferramenta que está muito mais próxima da modernidade. O avanço da tecnologia trouxe mudanças de hábitos e atitudes, e o consumidor se adapta a elas. Hoje, há uma vantagem maior: o consumidor molda a tecnologia e a adapta às suas necessidades. O jornalismo também se adapta a isso, criando conteúdos que atendem às demandas”, concluiu.

 

Sugestões

A população pode participar ativamente dessa iniciativa. Sugestões de temas podem ser enviadas via WhatsApp para o número (95) 98402-2774, o mesmo utilizado para interação com os programas da Casa Legislativa.

Ficou interessado em conhecer os podcasts do Poder Legislativo? Basta acessar o conteúdo disponível nas plataformas Spotify, Deezer, digitando “Assembleia Legislativa”, ou no YouTube (@assembleiarr). Veja os assuntos que já foram destaques nos podcasts da ALE-RR:

 

·         “Podcast do Abraço”: aborda saúde mental com a participação da deputada Catarina Guerra (União Brasil) e especialistas da área.

·         “Janeiro Branco”: episódio aborda saúde mental com a diretora da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, Glauci Gembro e psicólogos.

·         “Pod Pet”: discute o Código de Direito e Bem-Estar Animal de Roraima com os deputados Chico Mozart (PP) e Marcinho Belota (PRTB).

·         “Liberdade é Notícia”: debate a segurança dos jornalistas e a democratização da informação, com participação de profissionais e acadêmicos da área.

·          “Incluirpod – Conscientização sobre o Autismo”: trata dos principais obstáculos que as pessoas com TEA enfrentam no dia a dia com a participação da deputada Angela Águida Portella (Progressistas)

·          “Futuro da Rádio em Roraima”: em celebração aos 3 anos da Rádio Assembleia, o produto debate a implantação do veículo e o futuro da radiodifusão e do radiojornalismo.

·         “Homofobia é Crime”: alusivo ao Dia Internacional de Combate à LGBTFobia, o programa discute os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, a legislação vigente contra o preconceito e crimes de homofobia.

·         “Pod Empreender”: traz uma discussão sobre os principais desafios e estratégias de planejamento para se empreender em Roraima.

·         “Clima e Meio Ambiente”: analisa as mudanças climáticas e seus impactos em Roraima, contando com a participação de pesquisadores e representantes indígenas.

·         “Fé é Direito”: programa debate com autoridades religiosas o direito à liberdade de religião e crença, previsto pela Constituição Federal

·         “Vaidade ou doença?”: alerta sobre os riscos de procedimentos estéticos excessivos.

·         “Vidas em Vitrines”: aborda o tráfico de pessoas, com foco na conscientização dos jovens.

·         “Agosto Lilás – Enfrentamento à violência contra a mulher”: debate sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

·         “Meu pai tem nome”: discute a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento.

·         “Setembro Verde”: traz histórias de vida de pessoas com deficiência.

 

 

 

Texto: Suellen Gurgel

SupCom ALE-RR

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe