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AgN DAMORIDAS - RR… De fato nosso estado é para sofrer quando se tem um nível de políticos da claque de Mecia$, que se arvora crítico de seus colegas deputados federais, pq cinco pelo menos declaram q são pela CASSAÇÃO de Denarium. E dois deputados mostram força e caráter - Albuquerque é jovem Gabriel Mota, q são Republicanos, partido de Mecia$. E aí senador?!?
AOS DAMORIDAS - RRR... Prefeitura de Boa Vista convida para o “Dia D” de Combate à Dengue que ocorrerá nesta terça-feira, 19, no bairro Senador Hélio Campos, no horário das 8h às 14h. A ação faz parte da estratégia da Vigilância em Saúde que atua nos bairros que deram alto e médio risco para transmissão de dengue, segundo o 4º LIRAa de 2024. O mutirão contará com 80 agentes de Combate às Endemias (ACEs).
AgN - BOMBA e o q cirula nas redes sociais são imagens, toscas, sim, e ainda muito s/ foco, mas, cheia de suspeições sobre a morte do homem bomba na Praça dos Três Poderes, em frente o STTF, em Brasília, quando este homem teria se explodido, mas, cresce na internet em se dizer, que ele foi abatido por um tiro.
AgN VERGONHA PETISTA ... O PT tem toda uma história, que este Governo poderia trabalhar para q Ñ se construísse mais escândalos, mas...O PT tem errado, e pecado por atos vexatórios, como mais este de Janja, no G20, q expõe Ñ só a vergonha, q a primeira-dama faz passar todo Brasil, numa postura reles, sem respeito ao povo q representa, usando de palavrões, termos q Ñ condiz com seu papel de mulher pública, e do cargo q vive. Poh! Lula, q manda afinal?!
AgN VERGONHA... A primeira-dama, esposa de Lula da Silva, Janja acabou criando uma situação vexatória para o Brasil, quando em evento do G20, ela usou de palavrão em inglês direiocionado ao dono do X, Elon Musk, e isto tem reverberado pelas redes sociais. Janja, sim, agrada a seu público, mas, peca contra todo o povo brasileiro. Não é papel e nem postura de primeira-dama do País.
AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
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Créfito/imagens:
FAKE NEWS - OS IMPACTOS NO CÉREBRO EM PESQUISA INÉDITA
Em 24 de outubro de 2024
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Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Um estudo brasileiro inédito revelou dados alarmantes sobre a eficácia das fake news sobre o cérebro das pessoas. Além de mapear os elementos que acionam gatilhos mentais em mensagens de whatsapp, imagens e vídeos, o estudo identificou que, em média, 1 a cada 6 pessoas compartilharia conteúdo desinformativo mesmo o reconhecendo como fake news.

Esse efeito é ampliado quando a mensagem é atribuída a figuras de autoridade, como líderes religiosos ou políticos, o que reforça o que os pesquisadores chamam de ‘viés de autoridade’. A mera identificação da autoria da mensagem faz com que o público acredite mais facilmente no conteúdo e, consequentemente, o compartilhe.

A taxa média de tendência de compartilhamento de conteúdos reconhecidos como falsos no WhatsApp ficou em 8%. Quando a fake news é distribuída em forma de card, as chances sobem para 10% e disparam para 31,75% quando estão na forma de vídeo.

O estudo mostra que conteúdos que evocam fortes emoções, como raiva, medo ou indignação se aproveitam de gatilhos mentais e têm maior probabilidade de serem compartilhados. Quando o conteúdo desinformativo apela para temas morais e emocionais, seu impacto é ainda maior. “Temas que tocam a moralidade e utilizam categorias religiosas, como ‘pecado’ ou ‘salvação’, tendem a gerar reações emocionais muito fortes, o que amplia a capacidade de replicação dessas mensagens nas redes sociais”, destaca o estudo.

Para acessar o conteúdo da pesquisa, clique aqui.

Realizado em setembro de 2024 por pesquisadores associados ao Programa de Doutorado em Direito da Universidade de Brasília (UnB) e ao Mestrado em Comunicação Digital do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o estudo desmistifica o estereótipo de quem compartilha fake news.

“Não estamos falando de pessoas ingênuas, sem acesso à informação ou sem estudos. Pelo contrário, o compartilhamento é uma forma de se conectar com outros indivíduos que compartilham as mesmas crenças. As pessoas repassam as fake news para ter algum tipo de reconhecimento social, mesmo em microcosmos, como grupos de whatsapp”, explicou José Jance Marques Grangeiro, um dos coordenadores da pesquisa.

Forma, gesto e cores

A pesquisa demonstrou que os vídeos desinformativos, por sua natureza multimodal, têm uma capacidade maior de engajar a audiência, tanto no nível cognitivo quanto no afetivo. Esse formato combina imagens, sons e narrativas de forma a criar um impacto mais profundo, como foi demonstrado pelos picos de atividade nas ondas cerebrais beta e gama dos participantes durante a exposição aos vídeos.

“Os vídeos estimulam diversas áreas do cérebro simultaneamente, o que intensifica a retenção e o impacto emocional da mensagem”, explicou Grangeiro.

Os elementos visuais também se destacaram como fatores cruciais na propagação de desinformação. Cards que utilizam imagens impactantes e cores vibrantes, especialmente o vermelho, chamaram a atenção dos participantes e demonstraram alta capacidade de retenção da informação. Mensagens que mostravam figuras públicas utilizando expressões enfáticas ou gestos corporais demonstraram ser mais convincentes e geraram um maior envolvimento emocional do público.

“Esse tipo de comunicação visual não verbal cria um vínculo de proximidade e confiança, que aumenta a predisposição das pessoas a acreditarem no conteúdo, mesmo sem provas”, destacou Grangeiro.

Desafios

Além de relevar o impacto das fake news no cérebro, a pesquisa permite entender os gatilhos mentais que tornam o conteúdo desinformativo tão atraente e pode contribuir na construção de conteúdos legítimos.

“Compreender como essas mensagens conseguem engajar a audiência pode nos ajudar a criar campanhas de conscientização mais eficazes, que promovam a verificação de fatos e o consumo crítico de informações. As técnicas utilizadas para disseminar desinformação podem ser adaptadas para a produção de conteúdo legítimo, ampliando o alcance de mensagens verdadeiras e promovendo um debate público mais saudável”, explicou Grangeiro.

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