Por questões meramente politiqueiras da parte do derrotado candidato a prefeito, no segundo turno de Manaus, o deputado federal Alberto Neto, quando sua vice da chapa entrou com processo de pedido de suspensão da Mesa Diretora atual, que em abril deste ano teve eleição para o biênio 2025/2026 e reconduziu Roberto Cidade, porém, o STF decidiu anular tal procedimento legal, até, então.
Com tal decisão do Suprema Corte, hoje, 30, os deputados se reuniram novamente, e Cidade foi novamente eleito com ampla maioria de votos para presidir a Aleam no segundo biênio da atual legislatura.
Uma demonstração de reconhecimento e confiança do trabalho do presidente Roberto Cidade, que foi reconduzido ao cargo, o que para ele é o sinal de maturidade e unidade do parlamento.
Foram 22 votos favoráveis dos deputados presentes. A eleição realizada nesta quarta também ratificou os nomes dos demais membros da Mesa Diretora da Aleam para o mesmo período.
“Com o coração cheio de orgulho, respeito, admiração e vontade de trabalhar pelo povo do Estado do Amazonas agradeço a todos os meus pares pela confiança. Agradeço, inclusive, ao deputado Daniel Almeida pelo voto contrário, por manter sua postura e declarar a sua posição. Eu respeito as divergências e afirmo que continuarei sendo um político do diálogo, de construção e de palavra, principalmente, de cumprir com as minhas obrigações com o povo do meu Estado. Nós cumprimos a decisão do STF, que era refazer a eleição. Quem vence é o Poder Legislativo”, afirmou o deputado presidente.
Além de Roberto Cidade como presidente, a composição da Mesa Diretora da Aleam para o Biênio 2025-2026 tem como 1° vice-presidente, o deputado Adjuto Afonso (UB); 2° vice-presidente, o deputado Abdala Fraxe (Avante) e 3° vice-presidente, a deputada Joana Darc (UB).
A secretária-geral será a deputada Alessandra Campelo (Podemos), o 1° secretário é o deputado Delegado Péricles (PL), o 2° secretário, o deputado Cabo Maciel (PL) e o 3° secretário, o deputado João Luiz (Republicanos). O corregedor da Casa é o deputado Sinésio Campos (PT) e o ouvidor, o deputado Felipe Souza (PRD).
A nova Mesa Diretora toma posse em 1º de fevereiro de 2025 e tem mandato até 31 de janeiro de 2027.
Nova eleição
A nova eleição para a Mesa Diretora da Aleam atende à decisão do ministro Cristiano Zanin, do Superior Tribunal Federal (STF), que contestou a antecipação da eleição realizada em 2023.
…
Assessoria de Comunicação
Michele Gouvêa
Foto – Hudson Fonseca