Twitter

AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
AgN DAMORIDAS- Denarium só tem apoio pq tem Máquina q banca seus aliado$.Nas redes sociais tem grupeto mal pago, pq Governo paga bem só aos politiqueiros! Daí saúde, educação, segurança tudo sucateado! Por isso dizem - só defende Denarium os q defendem seus carguitos!
AgN DAMORIDA - Denarium governadorzinho q vive sorrindo pq sua riqueza é o verdadeiro alvo de sua sanha manter no poder! Medíocre politicamente só está na cadeira pq gentalha como Mecia’s, Hiran’s, e outros politiqueiros, Ñ tem liderança, nunca teve! Mas é cheio de bajuladores, q defendem seus carguitos!
AgN BOMBA… Brasília dormiu, nesta quarta, 13, com estouro de bombas, onde um homem explodiu seu carro em frente a parte dos fundos do STF - Supremo Tribunal Federal. A PM/DF, Polícia Federal e Polícia Judiciária na investigação - O terrorista morreu na explosão, e corpo dele continua no local.
AgN JARAQUIS - AM… Dirão que é ação dos inimigos políticos , q ele criou ao longo de seu trabalho de criticar a classe política; e ele ataca e vai além da liberdade de expressão?! Ou Ñ, mas, Alex Braga, agora, amarga prisão merecida. É preso, Ñ pelos feitos contra os políticos, mas, por acusação de suspeita de agressão e abuso sexual contra mulher!
AgN Jaraqui - AM...Ele ganhou a eleição, ele venceu máquinas do Governo e as do parlamento. Ele vence na política quando ganha prestígio, e isto nada mais é mais recursos para Manaus, então, assim, o prefeito David Almeida tem saído vencedor não só do pleito eleitoral, mas, de canja, ganha apoio do Governo Lula da Silva, este q afirmou ao prefeito, e não ao governador Wilson Lima, que a BR 319 tem a garantia dele que sairá da estgnação, as obras avançarão.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - PREFEITURA RECOLHE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS - Nesta terça, 5, no ação foi no Murupu, encerramento ocorre nesta quinta, 7, no Centro de Difusão Tecnológica
Em 7 de novembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Com foco na preservação ambiental, prefeitura inicia recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Os materiais serão destinados para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), responsável pela reciclagem dos materiais

Por Marcus Miranda

A Prefeitura de Boa Vista deu continuidade nesta quarta-feira, 6, ao recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, utilizadas por produtores rurais de Boa Vista. O cronograma foi iniciado na terça-feira, 5, no Murupu e o encerramento ocorrerá nesta quinta, 7, a partir das 9h, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado no Bom Intento.

O trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Segundo a Lei nº 9.974/00, que regulamenta a logística reversa para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, a responsabilidade pelo descarte é de todos os envolvidos na cadeia de produção e utilização dos materiais, incluindo agricultores, empresas de fabricação, lojas de venda e postos de recebimento.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a Prefeitura de Boa Vista desempenha um papel importante na conscientização dos agricultores sobre a necessidade de devolver as embalagens vazias para reciclagem adequada.

“Com o apoio do INPEV, que realiza a logística reversa, nosso trabalho é alertar para a devolução das embalagens com a tríplice lavagem, um processo essencial para que esses materiais tenham o descarte seguro. Nós auxiliamos o instituto na divulgação dessa prática e na logística, fornecendo caminhões para recolher as embalagens e levá-las ao centro de processamento que fica no Distrito Industrial”, disse Cezar.

Edilene Araújo, supervisora da Central do INPEV em Roraima, explicou que no processo de triagem, as embalagens são separadas conforme classificação do tipo de plástico, por exemplo. “Após isso, esses materiais são encaminhados para nossas recicladoras credenciadas, que em grande parte ficam no sul e sudeste do país. Por lá, são recicladas e se transforam em diversos materiais, como novas embalagens para produtos químicos, moldes, tubos de esgoto, cruzetas para postes elétricos e muito mais”, contou.

 

Devolução

As embalagens vazias devem ser devolvidas em até um ano. O não cumprimento dessa regra pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. A devolução pode ser feita mediante agendamento no site: inpev.org.br/agendamento.

Produtores rurais comparecem para devolução das embalagens

Diego Linarssi, produtor de soja na região do Passarão reconhece a importância de retornar as embalagens e elogiou a iniciativa da prefeitura em instalar pontos mais próximos dos produtores.

“A gente entende a contribuição disso para o meio ambiente. Em anos anteriores tínhamos que deixar as embalagens na sede do INPEV, no Distrito, e agora ficou mais perto da gente. Uma facilidade que faz a diferença. O atendimento é bem rápido e simples. Muito bom”, disse.

 

DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, também estabelece a obrigatoriedade de compensação ambiental para as embalagens.

A PNRS estabelece que as empresas devem garantir a destinação adequada para parte das embalagens que produzem ou importam. No Brasil, o programa de logística reversa para embalagens de agrotóxicos é chamado Sistema Campo Limpo e é gerenciado pelo INPEV.

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe