Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:: Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Nonato Sousa
PRORROGAÇÃO DA PESCA COMERCIAL E AMADORA DO TUCUNARÉ NOS RIOS DE RR
Redação AgN
Em 8 de novembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Uma discussão sobre pesca foi trazida pelo deputados, que em audiência pública debateram sobre PL que prorroga pesca comercial e amadora do tucunaré…Poder Executivo propõe proibição por mais dez anos em quatro rios de Roraima

 

Nesta quinta, 7, o Projeto de Lei (PL) nº 167/2024 foi discutido sobre se estender ou não por mais 10 anos a proibição da pesca comercial e amadora do tucunaré da Amazônia. O foco em Roraima centraliza nos rios Água Boa do Univini, Itapará, Xeruini e Jufari, permitindo apenas a pesca esportiva e de subsistência para comunidades ribeirinhas.

A discussão veio com a audiência pública, onde gnhou um plenário lotado.

O presidente da Casa, deputado Solddo Sampaio tem buscado ampliar esta discussão onde o parlamento tem sido o repercussor deste tema, ouvindo a todos.

Para tanto, uma comissão especial foi criada pelo presidente.

“Temos uma comissão especial dedicada a analisar esse projeto, na qual atuo como presidente, e o deputado Odilon assume a função de relator. A escolha do Odilon se deu pela experiência dele e pelo vínculo que ele tem com a região do Baixo Branco. Ele conhece de perto as comunidades e a realidade nas margens dos rios, então ninguém seria mais adequado para liderar essa discussão do que ele”, afirmou Sampaio.

O deputado Coronel Chagas, que faz parte da comissão, destacou a necessidade de equilíbrio entre a pesca esportiva e artesanal.

“A região precisa de fiscalização para garantir a segurança de todos. O governo pode ajudar, beneficiando tanto a pesca esportiva, que é um setor em crescimento, quanto os ribeirinhos e pescadores. Essa lei deve permitir que a pesca esportiva e o trabalho dos pescadores artesanais coexistam”, defendeu.

Numa colocaçao exagerada, a deputada Joilma Teodoro, aliada de primeira hora do Governo Denarium, e este projeto que os deputados discutem é de origem do Executivo, cobra mais fiscalização nos rios. Segundo ela, pescadores que vêm de Manaus tem invadido Roraima.

“Se deixarem, Manaus invade Roraima e esgota nossos recursos. A fiscalização é para proteger o que é nosso. Vamos nos reunir e, juntos, levar todos os deputados até a comunidade para entender as necessidades dos pescadores”, afirmou.

Para o deputado Jorge Everton é necessário considerar três pontos na análise do PL da pesca.

“Precisamos de fiscalização para que outros estados não esgotem nossas riquezas. Vamos aumentar o estoque pesqueiro e melhorar a renda dos ribeirinhos. Além disso, a pesca esportiva não é vilã, pois gera emprego e renda para a comunidade e, com apoio adequado, o turismo pode trazer ainda mais recursos do que a pesca artesanal”, observou.

O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da ALE-RR, deputado Armando Neto elogiou a iniciativa do Legislativo em propor o debate.

“Esta audiência pública serve para unir ideias e propostas que melhorem nosso modelo de gestão, com leis que atendam a Roraima e ao Brasil. Vamos usar essa oportunidade para formular encaminhamentos que melhorem a vida da nossa população”, frisou.

Com alta participação popular, a audiência pública também contou com a presença dos deputados estaduais Rarison Barbosa (PMB), Catarina Guerra (União), Aurelina Medeiros (Progressistas), Claudio Cirurgião (União) e Idázio da Perfil (MDB), além do senador Chico Rodrigues (PSB) e dos deputados federais Albuquerque (Republicanos) e Helena Lima MDB).

 

Comissão Especial

Em virtude das discussões levantadas no evento, o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio riou uma Comissão Especial para análise e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº 167/2024.

A comissão é composta pelos deputados Soldado Sampaio (presidente), Armando Neto (vice-presidente), Odilon (relator), Catarina Guerra, Coronel Chagas, Gabriel Picanço, Jorge Everton e Marcelo Cabral, que terão a tarefa de discutir o projeto em detalhes e apresentar um parecer formal ao Legislativo.

A audiência foi transmitida ao vivo pela Rádio ALE-RR (98,3 FM) e pela TV Assembleia (canal 53.2) e está disponível no canal do YouTube (@assembleiarr). Os registros fotográficos podem ser acessados no Flickr do Poder Legislativo.

 

Com Anderson Caldas

SupCom ALE-RR

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe