Uma Conferência Internacional que reuniu os presidentes dos Parlamentos dos 20 países mais ricos ecerrou nesta sexta-feira, 8. O palco desse vento foi o Congresso Nacional. Para o ano que vem o país escolhido é a África do sul.
Em participação ao P20, o vice-presidente da União Interparlamentar (UIP), deputado federal Átila Lins acompanhou toda a 10ª Cúpula de presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), que neste ano o tema foi – “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”.
Segundo Átila, a conferência internacional, dos representantes dos 20 países mais ricos do mundo, teve como ponto focal a defesa de soluções conjuntas para problemas globais, como fome, desigualdade e crise climática.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco fez o discurso na abertura da cúpula do P20, na quinta-feira (7), saudando todos os representantes das mais de 20 delegações presentes.
Por sua vez, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que assumiu o comando do P20 em outubro do ano passado, na Índia, comandou os trabalhos e destacou a responsabilidade dos deputados e senadores em promover medidas que aumentem a presença feminina nas instâncias de poder.
Desse modo, Lira sugeriu que as próximas presidências do P20 incluam a reunião das mulheres parlamentares como parte da agenda de diplomacia parlamentar. A exemplo do encontro ocorrido em Maceió, de parlamentares mulheres do P20, que resultou na “Carta de Alagoas”.
União Interparlamentar
Como vice-presidente do grupo brasileiro, da União Interparlamentar (UIP), e único deputado amazonense no evento, Átila Lins se encontrou com a presidente da UIP, Tulia Ackson.
Nesse encontro, defendeu ações conjuntas dos países para lidar com problemas transnacionais, como a fome, a desigualdade e a transição ecológica.
“Cobrei o engajamento dos parlamentos para concretizar os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU). Além disso, defendi ações de igualdade de gênero para que o desenvolvimento seja mais inclusivo”, disse o decano amazonense.
Declaração final
A declaração final da 10ª cúpula de presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), divulgada nesta sexta-feira (8), reforça o compromisso dos parlamentares em combater a fome e a pobreza, defender o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.
“Se um parlamento é o foro por excelência de discussões da sociedade, a união de parlamentos não poderia ser outra coisa senão um palco de grandes debates sobre os problemas e desafios globais”, afirmou o presidente da Câmara, Arthur Lira, ao final da cúpula. A próxima edição do evento ocorrerá na África do Sul, em 2025.
Os temas abordados nessa cúpula do P20, serão levados como contribuição dos parlamentos para a reunião dos chefes de Estado do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
…
Com site BNC Notícias