Twitter

AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
AgN SEGUE BRAZÉO, q nos mostra q nossos poderosos Ñ brincam em serviço! Sim, defendem os 'seus', enquanto no Mato Grosso do Sul se gastou inteligência para descobrir  e prender juízes, desembargadores vendiam sentenças, porém, hj, soltos, serelepes, e tbm sem tornozeleiras eletrônicas porque o ministro, ex-advogado pessoal do presidente Lula, Cristiano Zenin mandou tirar; enquanto isso um general 4 estrelas é preso por 'perigo' nas investigação. Mas, tais investigações já terminaram. É o poste mijando no cachorro... 
AgN POSTE NOS MIJANDO… Dólar em mis alta de todos os tempos e China ganhando mais o mundo é lavra nosso urânio, ou seja, parte da Amazônia, finalmente começou a ser fatiada na insana doentia atitude governamental de agir contra a soberania nacional e o q o povo amazonense, brasileiro realmente sabe disto?! E eu, aqui, enchendo balão comprado da Shope
AgN E O POSTE MIJANDO EM NÓS… Braga Neto preso é apenas mais uma afronta contra uma sociedade q se mantém muda tanto quando gritos isolados de congressistas q eleitos foram e nada conseguem frear a sanha despudorada dos ‘donos do país’, os senhores togados!
AgN … E O POSTE CONTINUA MIJANDO NO CACHORRO, mas, eis q tudo tbm continua indicando q somos os cães q ladram ladram e nada muda e ou assusta os POSTES, leia-se os poderosos ministros donos do País. A prisão de um general 4 estrelas s/a menor legalidade é de uma enorme imoralidade
AGÊNCIA NORTE - 1110x144
IMG_5047
play
3232b3d7-9797-4d86-9d8e-84aeaeacb28a
Créfito/imagens:
REFLEXÃO PARA O DIA INTERNACIONAL DO URBANISMO - Propostas para o futuro das cidades. Discussão que precisa ganhar mais e mais atenção, data importante para isto...
Em 11 de novembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Dia Internacional do Urbanismo: Reflexão e propostas para o futuro das cidades

Celebrado mundialmente no dia 8 de novembro, o Dia Internacional do Urbanismo é uma data importante para promover a conscientização sobre o desenvolvimento urbano e os desafios enfrentados pelas cidades no mundo moderno.

Desde 1949, mais de 30 países marcam o dia como uma oportunidade de refletir sobre o urbanismo, inspirados em debates históricos e na busca por melhorias na qualidade de vida urbana, sempre alinhados aos princípios de sustentabilidade e inclusão social.

Como Melissa Toledo, arquiteta e urbanista, destaca, essa data traz à tona discussões que evoluíram desde o primeiro congresso argentino de urbanismo em 1935, em Buenos Aires, passando pelo debate de grandes nomes da arquitetura moderna como Le Corbusier, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Esses profissionais refletiram e projetaram em torno das necessidades urbanas, e podemos citar Brasília como um exemplo icônico desse pensamento urbanístico dos anos 1960. Mas, hoje, quando olhamos para os desafios pós-2020, sabemos que precisamos avançar ainda mais”, afirma Toledo.

A trajetória histórica do urbanismo é marcada por conquistas institucionais, como a criação do Estatuto da Cidade, em 2001, e do Ministério das Cidades, ambos no Brasil, os quais regulamentam áreas essenciais como habitação, mobilidade urbana e saneamento. Segundo Toledo, esses avanços normativos representam uma luta da sociedade civil pela reforma urbana e pela regulamentação das cidades como organismos integrados.

“Nosso papel é usar o urbanismo como uma ferramenta de promoção do direito à cidade e da qualidade de vida”, complementa ela.

Mas, a arquiteta também enfatiza a necessidade de se pensar em soluções urbanas regionais e adaptadas à realidade local, especialmente em áreas como o Amazonas e a cidade de Manaus, onde questões como mobilidade urbana e infraestrutura viária precisam de uma abordagem própria.

“Ainda temos uma grande carência de projetos que priorizem a humanização das cidades. Falta-nos infraestrutura de qualidade, espaços verdes, parques e mobiliário urbano que promovam uma estética e uma funcionalidade adequada às nossas necessidades”, diz Toledo, ressaltando a urgência de se implementar projetos de médio e longo prazo que contemplem essas demandas.

Para ela, o Dia Internacional do Urbanismo é, mais do que uma celebração, uma chamada à ação.

“Precisamos de uma reflexão profunda que sincronize o nosso tecido urbano e promova qualidade de vida real, sempre com um olhar adaptado às nossas necessidades regionais”, conclui. Em 8 de novembro, profissionais, sociedade civil e governos são convidados a fazer dessa data um momento de renovação e compromisso com o futuro das cidades.

 

 

Ascom M T

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe