Twitter

AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
AgN DAMORIDAS- Denarium só tem apoio pq tem Máquina q banca seus aliado$.Nas redes sociais tem grupeto mal pago, pq Governo paga bem só aos politiqueiros! Daí saúde, educação, segurança tudo sucateado! Por isso dizem - só defende Denarium os q defendem seus carguitos!
AgN DAMORIDA - Denarium governadorzinho q vive sorrindo pq sua riqueza é o verdadeiro alvo de sua sanha manter no poder! Medíocre politicamente só está na cadeira pq gentalha como Mecia’s, Hiran’s, e outros politiqueiros, Ñ tem liderança, nunca teve! Mas é cheio de bajuladores, q defendem seus carguitos!
AgN BOMBA… Brasília dormiu, nesta quarta, 13, com estouro de bombas, onde um homem explodiu seu carro em frente a parte dos fundos do STF - Supremo Tribunal Federal. A PM/DF, Polícia Federal e Polícia Judiciária na investigação - O terrorista morreu na explosão, e corpo dele continua no local.
AgN JARAQUIS - AM… Dirão que é ação dos inimigos políticos , q ele criou ao longo de seu trabalho de criticar a classe política; e ele ataca e vai além da liberdade de expressão?! Ou Ñ, mas, Alex Braga, agora, amarga prisão merecida. É preso, Ñ pelos feitos contra os políticos, mas, por acusação de suspeita de agressão e abuso sexual contra mulher!
AgN Jaraqui - AM...Ele ganhou a eleição, ele venceu máquinas do Governo e as do parlamento. Ele vence na política quando ganha prestígio, e isto nada mais é mais recursos para Manaus, então, assim, o prefeito David Almeida tem saído vencedor não só do pleito eleitoral, mas, de canja, ganha apoio do Governo Lula da Silva, este q afirmou ao prefeito, e não ao governador Wilson Lima, que a BR 319 tem a garantia dele que sairá da estgnação, as obras avançarão.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
REFLEXÃO PARA O DIA INTERNACIONAL DO URBANISMO - Propostas para o futuro das cidades. Discussão que precisa ganhar mais e mais atenção, data importante para isto...
Em 11 de novembro de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Dia Internacional do Urbanismo: Reflexão e propostas para o futuro das cidades

Celebrado mundialmente no dia 8 de novembro, o Dia Internacional do Urbanismo é uma data importante para promover a conscientização sobre o desenvolvimento urbano e os desafios enfrentados pelas cidades no mundo moderno.

Desde 1949, mais de 30 países marcam o dia como uma oportunidade de refletir sobre o urbanismo, inspirados em debates históricos e na busca por melhorias na qualidade de vida urbana, sempre alinhados aos princípios de sustentabilidade e inclusão social.

Como Melissa Toledo, arquiteta e urbanista, destaca, essa data traz à tona discussões que evoluíram desde o primeiro congresso argentino de urbanismo em 1935, em Buenos Aires, passando pelo debate de grandes nomes da arquitetura moderna como Le Corbusier, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Esses profissionais refletiram e projetaram em torno das necessidades urbanas, e podemos citar Brasília como um exemplo icônico desse pensamento urbanístico dos anos 1960. Mas, hoje, quando olhamos para os desafios pós-2020, sabemos que precisamos avançar ainda mais”, afirma Toledo.

A trajetória histórica do urbanismo é marcada por conquistas institucionais, como a criação do Estatuto da Cidade, em 2001, e do Ministério das Cidades, ambos no Brasil, os quais regulamentam áreas essenciais como habitação, mobilidade urbana e saneamento. Segundo Toledo, esses avanços normativos representam uma luta da sociedade civil pela reforma urbana e pela regulamentação das cidades como organismos integrados.

“Nosso papel é usar o urbanismo como uma ferramenta de promoção do direito à cidade e da qualidade de vida”, complementa ela.

Mas, a arquiteta também enfatiza a necessidade de se pensar em soluções urbanas regionais e adaptadas à realidade local, especialmente em áreas como o Amazonas e a cidade de Manaus, onde questões como mobilidade urbana e infraestrutura viária precisam de uma abordagem própria.

“Ainda temos uma grande carência de projetos que priorizem a humanização das cidades. Falta-nos infraestrutura de qualidade, espaços verdes, parques e mobiliário urbano que promovam uma estética e uma funcionalidade adequada às nossas necessidades”, diz Toledo, ressaltando a urgência de se implementar projetos de médio e longo prazo que contemplem essas demandas.

Para ela, o Dia Internacional do Urbanismo é, mais do que uma celebração, uma chamada à ação.

“Precisamos de uma reflexão profunda que sincronize o nosso tecido urbano e promova qualidade de vida real, sempre com um olhar adaptado às nossas necessidades regionais”, conclui. Em 8 de novembro, profissionais, sociedade civil e governos são convidados a fazer dessa data um momento de renovação e compromisso com o futuro das cidades.

 

 

Ascom M T

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe