Os números se apresentam de forma otimista, quando é esperado para que nesta Dia 12 dos Namorados, cerca de 84% dos bares e restaurantes devem faturar em alta com os casais
A fórmula é simples, e apesar de apertos financeiros, mas, os casais se reservam ao prazer de celebrar a data do amor, e assim, para este Dia 12 dos Namorados, ainda que caia numa segunda, porém, bares e restaurantes estão animados, sendo que 84% dos empresários e gestores dos estabelecimentos, em Manaus, esperam aumento de faturamento na data comemorativa.
O que se espera que os números se repitam como ocorreu em relação ao mesmo período do ano passado. Quem afirma isto é dados da pesquisa Conjuntura Econômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Para presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a data é uma oportunidade para o setor, além de impulsionar a venda de alimentos e bebidas.
“O segmento de alimentação fora do lar local está em alta com a expectativa do faturamento no dia dos namorados, mesmo sendo em uma segunda-feira Diante disso, 84% dos estabelecimentos esperam aumentar as vendas em relação ao mesmo período do ano passado” disse.
Otimista
Zamperlini destacou ainda que embora o Dia dos Namorados deste ano aconteça em uma segunda-feira, o setor está animado.
“Normalmente, o primeiro dia da semana tem movimento fraco, porém a data comemorativa deve levar vários casais aos restaurantes e bares para comemorar o amor” pontuou.
No que diz respeito às expectativas de faturamento, 17% das empresas consultadas esperaram alta de 5% nos resultados, enquanto 15% projetam alta entre 11% e 20% e 14% dos estabelecimentos estimam um acréscimo entre 6% e 10%.
Desempenho em abril
Além de expectativa de aumento de faturamento, a pesquisa também abrangeu o cenário econômico das empresas do setor no quarto mês deste ano. No levantamento, foi observada uma melhora significativa em comparação com meses anteriores.
A pesquisa constatou em abril 32%dos empreendimentos tiveram lucro, enquanto 46% dos bares e restaurantes trabalharam em equilíbrio. Apenas 21% dos participantes trabalharam com prejuízo. Esse desempenho ocorre quando comparado a março.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 31 de maio com empresários de bares e restaurantes amazonenses.