…Sim, o ‘Fiscaliza’ tem servido para ajudas a consertar ruas esburacadas, cao do Cinturão Verde onde já ‘sinalizada’ por moradores com baldes e pneus, chamou a ferramenta de serviços da Assembleia Legislativa de Roraima, que faz a intermediação para que problemas como este sejam solucionados pelos entes públicos…
Programa da ALE-RR recebe demandas da população e ajuda a resolver junto aos órgãos responsáveis
Parece algo impróprio, a ALERR tere que intrferir em ações à vezes de aparência tão simplória, mas, o Programa Fiscaliza, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ‘Fiscalizar” ajudou a tapar um buraco em um trecho da rua Gênesis, no bairro Cinturão Verde, zona Oeste de Boa Vista, que se iniciou no período chuvoso, aumentou com o passar do tempo e causou diversos transtornos a moradores, transeuntes e condutores de veículos.
Conforme Francisca Silva dos Santos, que fez a denúncia ao Fiscaliza, o aparecimento de buracos na rua onde mora é recorrente. “O problema é frequente. Primeiro, porque o asfalto já é velho, tem muito tempo. Nesse processo de quebrar e remendar, sempre aparecem [buracos]”, contou.
No entanto, o maior e mais recente aumentou no fim de agosto. Para alertar os condutores, os moradores chegaram a sinalizar o local com baldes e pneus.
“Toda vez que chovia, para a gente chegar em casa tinha que fazer um desvio grande, pois por aqui não tinha acesso. Quando os carros passavam, jogavam lama nos pedestres. Fora o alagamento e o mau odor por causa do lixo. Tentando ajudar, colocaram alguns baldes, mas não deu certo”, comentou.
Para solucionar o problema, a cozinheira contou com a ajuda de uma amiga que conhece o Fiscaliza e acionou o programa. “Depois disso, a demanda foi resolvida rapidamente”, afirmou Francisca.
O diretor do Fiscaliza, Rhomer Lima, explicou que o sistema de drenagem na rua Gênesis foi mal dimensionado. Devido ao local ser baixo, as águas das chuvas escorrem e se acumulam. Com isso e com a umidade, o pavimento asfáltico se deteriora, causando o afundamento do terreno, ou seja, os buracos.
“Nesse caso, o buraco já estava meio profundo. Os veículos tinham dificuldade em passar, a vizinhança não conseguia acessar suas casas, porque a água estava alagando o entorno da pista. Então a moradora Francisca nos procurou, enviamos uma equipe até o local para fazer o levantamento e detectar a veracidade da denúncia”, informou.
Após a constatação da denúncia, a equipe faz um relatório escrito e fotográfico e encaminha ao órgão competente.
“Nós solicitamos que fosse atendida com certa urgência, devido à precariedade e à necessidade das pessoas que residem aqui nessa região”, concluiu o diretor.
O Fiscaliza
O Fiscaliza é um programa da Superintendência de Programas Especiais (SPE) que recebe e encaminha denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos aos órgãos competentes. Atua nas áreas de infraestrutura urbana, saúde, educação e segurança pública.
Para registrar uma denúncia ou solicitação, os interessados devem fornecer o máximo de detalhes possível, incluindo texto descritivo, fotos ou vídeos, e o endereço preciso do local. Essas informações ajudam a equipe técnica do Fiscaliza a agir de forma mais eficaz.
As demandas podem ser feitas presencialmente na sede da SPE, que fica na Avenida Ataíde Teive, 3.510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo WhatsApp no número (95) 98402-1735, no site al.rr.leg.br/fiscaliza, onde, também, é possível acompanhar o andamento das solicitações e, ainda, pelo app Fiscaliza.
…
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR