Teamarr levou os jovens para passeio turístico na zona rural de Boa Vista…Momento encerrou programação de projeto desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista
Um dia especial, e assim 30 adolescentes, entre 11 e 14 anos de idade, que são atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), fizeram um passeio turístico no Lago do Robertinho, em Boa Vista, na tarde desta sexta-feira (22).
O momento encerrou a programação de passeios do projeto de turismo inclusivo “Turistea”, desenvolvido pela instituição desde setembro, com objetivo de qualificar os profissionais do setor turístico para o atendimento às pessoas atípicas.
Acompanhados de responsáveis, os adolescentes conheceram as dependências do local, registraram o momento e aproveitaram o lindo lago para se refrescarem do calor. Com isso, conheceram um dos principais pontos turísticos da capital roraimense, situado no interior.
Integrantes do projeto Saber para Salvar, que são capacitados em primeiros socorros, estiveram presentes para garantir a segurança do grupo. Além disso, o Teamarr distribuiu bonés, orientou sobre uso de protetor solar e ofertou um lanche para os adolescentes.
Dia feliz!
O passeio no Lago do Robertinho foi a realização de um sonho para João Hellyo, que sempre desejou conhecer o local, mas nunca teve oportunidade. A programação coincidiu com o dia do aniversário do menino, que completou 14 anos.
A turma se reuniu e cantou parabéns, tornando o momento inesquecível para ele.
“Eu estou muito feliz em comemorar meu aniversário num lugar incrível, foi maravilhoso porque sempre quis conhecer o lago.”
Muito emocionada, a mãe dele, Maria Cardoso, agradeceu a oportunidade e ainda frisou que o filho tem se desenvolvido cada vez mais com os atendimentos no Teamarr.
“Foi um passeio incrível e sou muito grata por esse momento, pois era o sonho dele conhecer o Lago do Robertinho, ainda mais num dia tão especial como o aniversário dele. E isso foi proporcionado pelo Teammar, que assiste o João há quase um ano. Nesse período, percebi uma grande mudança de comportamento dele, é um trabalho muito importante”, acrescentou.
Turismo inclusivo
A programação do Turistea se iniciou em 2 de setembro com um ciclo de palestras para qualificar os participantes que atuam no setor turístico de Roraima. Além disso, o projeto incluiu passeios com os atendidos pelo Teamarr para colocar em prática o que foi aprendido nas aulas.
O primeiro passeio ocorreu no Parque do Rio Branco, Orla Taumanan, Monumento dos Pioneiros e a Igreja Matriz, com objetivo de aliar a terapia à cultura, história e ao turismo do Estado.
Depois, a aventura foi no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, onde os adolescentes aprenderam a montar barraca e tiveram uma experiência com acampamento.
…
Texto: Bruna Cássia
SupCom ALE-RR