O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza na próxima sexta-feira, dia 29, o I Encontro sobre o Tombamento Constitucional dos Quilombos no Amazonas. O evento iniciará às 9h e acontecerá no Cineteatro Guarany – Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, Manaus.
A ideia do evento é reunir comunidades quilombolas do Amazonas e pessoas com interesse no assunto para divulgar a portaria nº 135, de 20 de novembro de 2023, recentemente publicada, que regulamenta o procedimento para a declaração do tombamento de documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos e que também cria o Livro Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos.
No Amazonas, há 14 quilombos certificados oficialmente pela Fundação Cultural Palmares. Entre eles: Quilombo do Tambor, São Lázaro do Jaú e Cachoeira do Jaú, em Novo Airão e Barcelos, quatro Quilombos do Andirá, Nossa Senhora da Conceição (Vila Carneiro), São João do Urucurituba, Monte Horebe e Quilombo do Açu, em Barreirinha, Santa Maria do Igarapé do Mato, em Urucurituba, o Quilombo Urbano de Manaus (Quilombo do Barranco de São Benedito) e Quilombo Sagrado Coração de Jesus, no município de Itacoatiara.
A coordenadora-geral nacional de Identificação e Reconhecimento do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Vanessa Pereira, participará do encontro.
—
Jornalista DRT-AM 139